BBB 23: Confinamento no reality show pode desencadear crises de ansiedade?
A desistência de Bruno Gaga e mais uma crise de ansiedade de Cara de Sapato na mesma semana levantaram preocupações sobre qual o que o confinamento de reality shows, como o BBB 23 (Globo), podem causar na saúde mental dos participantes.
Enquanto Sapato recebeu o diagnóstico de ansiedade fora do programa, Bruno Gaga revelou nunca ter um quadro psicológico confirmado.
Splash conversou com especialistas sobre o transtorno de ansiedade, as crises, e os riscos de um confinamento na casa mais vigiada do Brasil.
Ser ansioso x Estar ansioso. "A gente usa o termo 'ansiedade' como se fosse 'empolgação'", diz a psicóloga Gabriela Luxo.
- "É diferente quando eu falo: 'Estou ansioso para viajar, já fiz minhas malas, pesquisei restaurantes'. Isso é uma empolgação", explica
- "A ansiedade é o seguinte: 'Estou com medo de que meu avião possa cair amanhã, que eu perca meu passaporte e não consiga voltar, que eu passe mal e não tenha ninguém para me cuidar'."
O ansioso sente um grande medo de situações que ainda não aconteceram. Imagina cenários que trazem muito medo. Quando o quadro é mais longo, caracteriza crises de ansiedade. É diferente de preocupações pontuais, curtas, que acontecem às vezes. Dra. Gabriela Luxo, psicóloga
Bruno Gaga teve crise de ansiedade?
Na semana em que deixou o programa por vontade própria, Bruno Gaga teve um momento de forte emoção em que chorou, gritou, chegou a xingar a produção e precisou ser amparado por outros brothers.
- Especialistas atentam que não é possível afirmar, com certeza, que foi uma crise de ansiedade --e o momento também não significa que Gaga tenha um transtorno psicológico.
"Todos nós podemos ter uma crise dessas em qualquer momento ou circunstância", diz o psiquiatra Henrique Bottura. "Quando crises repetidas e recorrentes começam a mudar o curso da vida da pessoa, gerar sofrimento e prejuízo, é fundamental procurar tratamento."
O BBB 23 pode causar crise de ansiedade?
"Esses participantes estão confinados, sem acesso a nenhuma informação aqui de fora. O programa já está acontecendo há mais de um mês, e isso pode, sim, trazer pensamentos negativos sobre o futuro", alerta a psicóloga.
Você tem uma preocupação excessiva, não tem controle da situação, está exposto a muitas pessoas. Isso pode, sim, desencadear um quadro de ansiedade. Dra. Gabriela Luxo, psicóloga
Mas, sem o histórico médico, não se pode dizer que o brother teve este quadro dentro do BBB 23.
Prevenção. O tratamento terapêutico, com psicoterapia ajuda a "reorganizar os circuitos que levam às crises", segundo Bottura. Medicamentos calmantes, ansiolíticos e antidepressivos também podem ser usados, dependendo do caso.
Como os brothers podem ajudar?
Dentro da casa, Amanda já auxiliou Cara de Sapato durante mais de um episódio de ansiedade elevada. O elenco também tentou ajudar Bruno Gaga durante sua própria crise.
- "O principal é manter o próprio controle, não entrar também na situação de desespero", explica o psiquiatra
- Pedir para a pessoa focar os olhos nos seus;
- Ser calmo e solidário, e trazer informações sobre a realidade;
- Focar em questões físicas: colocar os pés no chão, controlar a respiração, manter contato físico e visual;
- Se possível, direcionar a pessoa para ajuda profissional e avaliação médica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.