Topo

Brasil não tem museu sobre escravidão como diz Fred Nicácio no BBB 23?

BBB 23: Fred Nicácio conversa com Domitila no Fundo do Mar - Reprodução/Globo
BBB 23: Fred Nicácio conversa com Domitila no Fundo do Mar Imagem: Reprodução/Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/02/2023 15h57

Na tarde de hoje no BBB 23 (Globo), Domitila Barros e Fred Nicácio emocionaram-se ao compartilhar conhecimentos e experiências sobre momentos e locais históricos.

A sister descreveu sua visita ao Museu do Holocausto e elogiou o local, que oferece cursos sobre a história do massacre. Ela detalhou uma exposição com rostos de crianças enviadas aos campos de concentração.

Fred Nicácio então afirmou a importância de um lugar para preservar a história na mente de novas gerações. Ele lamentou, enfim, que o Brasil não tenha um "museu da escravidão".

O Brasil tem museu da escravidão?

Sim. A cidade de Belo Vale, em Minas Gerais, tem o "Museu do Escravo". O espaço tem seis salas e simula ambientes típicos de uma fazenda escravista, com casa grande e senzala.

Ele está aberto à visitação de terça a domingo, por R$ 5. Crianças abaixo de 6 anos e pessoas acima de 60 não pagam.

Museus sobre história e cultura afrobrasileira:

  • Museu Afro Brasil: foca na influência dos povos do continente africano sobre a formação cultural do nosso país. Em São Paulo, SP.
  • Casa do Benin: exalta uma coleção de obras de arte e objetos trazidos por nascidos no Golfo do Benin para o Recôncavo Baiano. Em Salvador, Bahia.
  • Museu Memorial Pretos Novos: nomeado a partir de como eram chamados escravizados recém-trazidos do continente africano, homenageia aqueles que não sobreviveram à viagem transatlântica. No Rio de Janeiro, RJ.

ENQUETE UOL BBB 23: O que achou da intervenção de Tadeu sobre diversidade religiosa?

Resultado parcial

Total de 5111 votos
28,06%
53,20%
18,74%
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo