Topo

Por que Gustavo e Key foram chamados de racistas por fãs do BBB 23?

BBB 23: Gustavo e Key Alves  - Divulgação/Globo
BBB 23: Gustavo e Key Alves Imagem: Divulgação/Globo

Juliana Santos

Colaboração para Splash, em São Paulo

23/02/2023 15h10

Uma piada apresentada por Paulo Vieira na edição de ontem do BBB 23 (Globo) acendeu debate no Twitter sobre as ações de Gustavo e Key Alves dentro do programa.

A piada. O humorista brincou no quadro Big Terapia que Cezar não ganharia aniversário pois o casal "tem medo de preto batendo palma na frente de vela".

O contexto. A frase faz referência às vezes em que o casal, após conversa com Cristian pré-eliminação, demonstrou medo, rezou e tomou banho com sal grosso por suposta "energia negativa" de Fred Nicácio.

  • Cristian havia dito que viu Fred Nicácio "fazendo os negócios dele", remetendo a um ritual religioso, em frente à cama do casal.

Imagens da câmera do programa mostram Nicácio tendo dificuldades em andar no quarto à noite, com as luzes apagadas.

A intolerância. A frase de Cristian, a reação do casal e outros momentos em que ambos apontavam atitudes "suspeitas" de Fred Nicácio relacionadas à religião fizeram com que Tadeu Schmidt interviesse no BBB 23, com discurso sobre "intolerância religiosa".

Acusações de racismo. Embora o termo "intolerância religiosa" (crime previsto na Lei 11.635 de 2007) tenha sido mais utilizado, alguns também afirmam que Guskey e Cristian teriam praticado o chamado "racismo religioso".

A intersecção entre o crime de racismo e o crime de intolerância religiosa ocorre em casos onde a vítima da intolerância é negra e faz parte de religiões e cultos com matriz africana.

Isto porque o preconceito contra tais formas de fé pode ser associado ao racismo. Questões culturais, estruturais e históricas podem ser ligadas à marginalização, o desconhecimento e a aversão aos membros da Umbanda, Candomblé e Ifá.

Contra-argumentos. A piada de Paulo Vieira e comentários sobre Guskey foram rebatidos por fãs e representantes do casal.

  • O perfil oficial de Key Alves afirmou que os participantes foram "acusados de algo que não fizeram", e que "insinuar situações racistas não é piada".
  • O perfil oficial de Gustavo no Twitter diz ter enviado a piada do Big Terapia "ao jurídico".
  • Fãs da dupla também levantaram hashtag pedindo "respeito" a Guskey.

ENQUETE UOL BBB 23: Você aprova a fala de Paulo Vieira sobre Key e Gustavo?

Resultado parcial

Total de 3354 votos
68,75%
Reprodução/Globoplay
28,21%
Reprodução/Globoplay
3,04%
André Horta/Brazil News
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo