Por que Gustavo e Key foram chamados de racistas por fãs do BBB 23?
Uma piada apresentada por Paulo Vieira na edição de ontem do BBB 23 (Globo) acendeu debate no Twitter sobre as ações de Gustavo e Key Alves dentro do programa.
O contexto. A frase faz referência às vezes em que o casal, após conversa com Cristian pré-eliminação, demonstrou medo, rezou e tomou banho com sal grosso por suposta "energia negativa" de Fred Nicácio.
- Cristian havia dito que viu Fred Nicácio "fazendo os negócios dele", remetendo a um ritual religioso, em frente à cama do casal.
Imagens da câmera do programa mostram Nicácio tendo dificuldades em andar no quarto à noite, com as luzes apagadas.
A intolerância. A frase de Cristian, a reação do casal e outros momentos em que ambos apontavam atitudes "suspeitas" de Fred Nicácio relacionadas à religião fizeram com que Tadeu Schmidt interviesse no BBB 23, com discurso sobre "intolerância religiosa".
Acusações de racismo. Embora o termo "intolerância religiosa" (crime previsto na Lei 11.635 de 2007) tenha sido mais utilizado, alguns também afirmam que Guskey e Cristian teriam praticado o chamado "racismo religioso".
A intersecção entre o crime de racismo e o crime de intolerância religiosa ocorre em casos onde a vítima da intolerância é negra e faz parte de religiões e cultos com matriz africana.
Isto porque o preconceito contra tais formas de fé pode ser associado ao racismo. Questões culturais, estruturais e históricas podem ser ligadas à marginalização, o desconhecimento e a aversão aos membros da Umbanda, Candomblé e Ifá.
Contra-argumentos. A piada de Paulo Vieira e comentários sobre Guskey foram rebatidos por fãs e representantes do casal.
- O perfil oficial de Key Alves afirmou que os participantes foram "acusados de algo que não fizeram", e que "insinuar situações racistas não é piada".
- O perfil oficial de Gustavo no Twitter diz ter enviado a piada do Big Terapia "ao jurídico".
- Fãs da dupla também levantaram hashtag pedindo "respeito" a Guskey.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.