Qual é o filme rodado no Brasil que trilhou Brendan Fraser para o Oscar?
Em cartaz nos cinemas com "A Baleia", Brendan Fraser contou em entrevista a Splash que um filme que rodou no Brasil fez com que o diretor Darren Aronofsky chegasse até ele. Trata-se do longa "12 Horas Até o Amanhecer" (2006).
Mas qual é a história do filme?
"12 Horas Até o Amanhecer" é um thriller criminal, e o segundo trabalho do diretor Eric Eason. Seu primeiro longa-metragem, de 2002, ganhou prêmios no Festival de Sundance e no SXSW. Mesmo assim, após "12 Horas...", a carreira parece ter enfraquecido. No IMDb, ele conta com três créditos de direção, quatro de roteiro e um de atuação.
A história acompanha pai e filho, ambos estadunidenses, que vivem no Brasil, em uma área decadente de São Paulo, e são donos de um bordel. O pai, Sinatra (Scott Glenn), é casado com uma ex-prostituta. O filho, Paul (Brendan Fraser), faz apostas de forma compulsiva, sendo viciado em cocaína.
As coisas se complicam quando um cliente russo é assassinado dentro do bordel, e uma pasta recheada de drogas é deixada no local. Certos de que poderão fazer dinheiro com aquilo, os dois armam um esquema para tentar vender o conteúdo para compradores de outros países, mas acabam se envolvendo em transações perigosas e obscuras.
O filme é uma coprodução entre Brasil, Estados Unidos e Alemanha, sendo lançado em 28 de abril de 2006 no Festival de Tribeca. O elenco tem também o rapper Mos Def, Alice Braga, Matheus Nachtergaele e Milhem Cortaz.
Embora tenha chamado atenção de Aronofsky, o filme não se destacou entre a crítica e o público. Segundo a avaliação da audiência no agregador Rotten Tomatoes, o filme tem apenas 43% de aprovação, e muitos clichês e estereótipos negativos do Brasil acabam sendo replicados na obra. No entanto, a atuação de Brendan Fraser foi destacada como envolvente e potente, sobretudo por quem buscou a obra após descobrirem o interesse de Aronofsky.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.