Emoção, risos, homenagens: o que terá no reencontro do Castelo Rá-Tim-Bum?
"Bum-bum-bum, Castelo Rá-Tim-Bum" vai voltar a tocar na sua televisão! A TV Cultura organizou um reencontro especial com os principais atores da série infantojuvenil que marcou os anos 90 para este sábado (25), a partir das 22h (de Brasília).
Nomes como Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Freddy Allan (Zequinha), Cinthya Rachel (Biba), Pascoal da Conceição (Doutor Abobrinha), Angela Dip (repórter Penélope), Patrícia Gaspar (Caipora), Fabiana Prado (fada Lana), e Álvaro Petersen Jr. (Celeste) e Fernando Gomes (Gato Pintado) contarão histórias do que viveram na série, como a vida mudou após o trabalho e ainda receberão uma surpresa.
A ação com os artistas é o início de uma grande homenagem especial que o canal paulista planeja para celebrar os 30 anos que o Castelo Rá-Tim-Bum completará em 2024.
Splash conversou com Enéas Pereira, vice-presidente executivo da TV Cultura e um dos mentores do projeto, para saber como foram os bastidores da ação e as gravações com os artistas.
Ideia e apoio
Qual seria a homenagem ideal para os 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum? A TV Cultura discutia internamente a produção de um reencontro entre os atores e envolvidos na trama ao longo do ano de 2022.
"A gente queria muito antes de fazer as homenagens promover um reencontro com todos os atores, ou o máximo dos que pudessem e topassem. A gente fez um especial no estilo do episódio feito em 'Friends' e no 'Harry Potter'", destacou o dirigente do canal.
O destino conspirou a favor quando a marca de bolachas Oreo procurou o canal para conseguir o licenciamento da série infantojuvenil. A ideia de gravação de comercial somente saiu do papel após acerto para patrocinar o evento especial com os principais artistas da trama.
O acordo foi de grande valia para a gente reconstruir cenário, contratar os atores. Tudo isso para trazer todo mundo, o máximo das pessoas. Você sabe que nunca dá para trazer todo mundo, mas para trazer a maioria para fazer esse reencontro. Assim que nasceu. Na ideia de uma grande homenagem a toda essa equipe, sabe? Atores, criadores, técnicos que participaram do Rá-Tim-Bum lá atrás.
Enéas Pereira
Emoção e diversão
Sob olhar do diretor e criador da série Cao Hamburguer, a TV Cultura produziu o especial em três meses, sendo dois dias apenas para a gravação com atores entre os estúdios da emissora e o Teatro Franco Zampari, em São Paulo.
A proposta foi fazer os atores reviverem momentos marcantes para levar aos fãs do Castelo Rá-Tim-Bum muita emoção e diversão.
O que a gente queria era a emoção desses atores revendo a história. Tem gente que não via um ou outro há 30 anos. Revendo esses companheiros de trabalho, revendo participações antigas e revendo até amigos que já se foram. Está bem emocionante porque eles se emocionam muito e, ao mesmo tempo, divertido, porque eles contam histórias muito engraçadas.
Enéas Pereira
Um pequeno roteiro foi preparado para fazer a entrada de cada personagem no reencontro. A ideia de montagem da equipe para o especial tinha como requisito ser fã do Castelo Rá-Tim-Bum para entender como causar nostalgia nos fãs.
"Eles [atores] contam histórias divertidíssimas, de quando era a gravação, de como foi composta o tema original, o bum-bum-bum, o Castelo Rá-Tim-Bum. Contam várias dessas passagens. A gente tem o Cao como o mestre de cerimônias. O Cao faz a apresentação e a interação com todos os atores", acrescentou.
O teaser do reencontro também mostrou um cenário idêntico ao que fez sucesso na década de 90. A emissora contou com ajuda da empresa responsável pela construção do cenário do castelo para exposições e apostou em efeitos especiais para dar um ar atual.
A repaginação é até a página 5, porque a gente reconstruiu a biblioteca dentro do palco do Teatro Franco Zampari, mas o hall foi refeito literalmente como era na origem, inclusive no mesmo estúdio onde ele foi gravado originalmente.
Enéas Pereira
Ausências
O reencontro especial de Castelo Rá-Tim-Bum não contará com os atores Sérgio Mamberti (Dr. Victor), Wagner Bello (Etevaldo), Gérson de Abreu (Flap), Cláudio Chakmati (robô porteiro), Rodrigo Santiago (Almirante Costa), Ada Chaseliov (Xenóbia) e Luciano Amaral (Pedro).
Os seis primeiros nomes já não estão mais vivos, enquanto o último não chegou a um acordo com a TV Cultura para a participação do especial.
"Alguns já morreram e outros tinham questões contratuais, mas a gente contou com a grande maioria. Dos quadros, a gente conseguiu trazer também vários atores que faziam na época. Tinha a parte dos atores, o núcleo central, que era no Castelo, tinha aqueles convidados que apareciam e você tinha quadros que eram gravados individualmente. A gente tentou trazer o máximo possível, não foi possível trazer todos, e aí os problemas foram vários", detalhou Enéas.
Nem por isso eles deixaram de aparecer no especial. O canal paulista irá passear pelas histórias marcantes da série no reencontro e promoverá homenagens a todos que fizeram história no projeto.
Mesmo não participando, o Luciano é super homenageado. É bom que a gente entenda que esse não é um episódio onde você cria uma história, um arco dramático. Tanto que eles não estão como personagens, eles são os atores hoje 30 anos depois. Todos eles falando da experiência que foi realizar aquilo há 30 anos. E aí, quando vai para essa experiência, a gente mostra a eles exatamente como estavam.
Enéas Pereira
O que o reencontro promete?
A TV Cultura quer emocionar os fãs de Castelo Rá-Tim-Bum com um acervo de imagens dos bastidores das gravações. Além disso, Cao Hamburguer comandará a roda de histórias sobre as criações dos personagens, como estão os artistas que marcaram época e receberão uma homenagem especial por ter feito parte da história da série.
Os fãs verão imagens que talvez ele já nem relembre mais. A gente fez uma sessão de imagens importantes e significativas do Castelo e que normalmente não são as mais vistas, não são aquelas a que o fã está acostumado. Ele vai descobrir que atrás de cada imagem daquela tem uma história e essa história é contada por esses personagens todos.
Enéas Pereira
"Vai ver esses atores que pertenceram à infância dele, hoje, 30 anos depois, e vai entender que, na realidade, não foram só os atores que foram importantes para o fã do Castelo Rá-Tim-Bum. Os fãs são também fundamentais na vida desses atores. Isso é uma coisa importantíssima que a homenagem revela", destacou.
Os amentes do Castelo Rá-Tim-Bum também serão homenageados no especial como forma de agradecimento pela participação na história de sucesso da trama.
Embora seja uma homenagem a quem fez o Castelo Rá-Tim-Bum, ela acaba se tornando também uma homenagem reversa a todo mundo que ama o Castelo. Então, isso, na realidade, mexe também muito com o fã. Acho que ele vai descobrir, o fã vai descobrir a importância dele também nessa história.
Enéas Pereira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.