'A Baleia': 5 motivos para assistir ao novo filme de Brendan Fraser
Nesta semana, estreou nos cinemas do Brasil o drama 'A Baleia', estrelado por Brendan Fraser. Na trama, o ator interpreta Charlie, um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa, e luta contra um transtorno de compulsão alimentar.
Após a estreia do filme no Festival de Cinema de Veneza do ano passado, Fraser e os produtores foram aplaudidos de pé por mais de 6 minutos. Elogiado mundo afora, 'A Baleia' promete emocionar o público brasileiro. Confira alguns motivos para assistir ao longa nos cinemas:
O RETORNO DE BRENDAN FRASER
Afastado há anos de grandes papéis, o astro da franquia 'A Múmia' retorna ao protagonismo no cinema, com uma performance amplamente elogiada.
Uma série de problemas pessoais afetaram a carreira de Fraser, como um divórcio explorado à exaustão pela mídia, um quadro de depressão e uma acusação de assédio sexual sofrido por ele em 2003, que se tornou pública apenas 15 anos depois.
Após atuar como o vilão Vagalume em 'Batgirl', projeto em longa-metragem cancelado pela nova gestão da DC Studios, Fraser finalmente está de volta às telonas com um destaque à altura de sua trajetória.
DIREÇÃO E PRODUÇÃO DE GRANDES SUCESSOS
O cineasta responsável por 'A Baleia' é Darren Aronofsky, que esteve à frente de obras como 'Réquiem Para um Sonho' (2000), 'Cisne Negro' (2010) e 'Mãe!' (2017).
Aronofsky é um diretor reconhecido por trabalhos melodramáticos, com pitadas de surrealismo em enredos metafóricos. Excessos e obsessões também figuram dentre as características de seus personagens principais, e o resultado de 'A Baleia' está bastante de acordo com a autoralidade do cineasta.
Baseado na polêmica peça teatral 'The Whale', do escritor Samuel D. Hunter (que assina o roteiro do longa), o filme é uma produção da A24, companhia independente queridinha pelos cinéfilos após lançar sucessos como 'Hereditário' (2018), 'Joias Brutas' (2019) e 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' (2022), entre outros.
ELENCO SELECIONADO COM RIGOR
Escolher os melhores atores para estrelar um filme não é uma tarefa fácil. Por isso, o projeto auspicioso de 'A Baleia' foi planejado por Aronofsky durante uma década.
Enquanto buscava um nome para o papel de Charlie, o cineasta assistiu ao trailer de '12 Horas Até o Amanhecer' (2006), produção teuto-brasileira estrelada por Fraser. O desempenho do ator convenceu Aronofsky de que ele era o artista perfeito para o desafio.
Em 'A Baleia', Fraser atua ao lado de outros grandes nomes, como Ty Simpkins, Hong Chau, Samantha Morton e Sadie Sink, a Max da série 'Stranger Things'. Nas cenas de flashback de Ellie, personagem de Sadie, a jovem é vivida por Jacey Sink, irmã caçula da atriz.
CRÍTICAS POSITIVAS
Além de ser ovacionado durante o Festival de Cinema de Veneza, 'A Baleia' supreendeu os críticos, que elegem a atuação do protagonista como um dos pontos altos da produção:
"[Brendan Fraser é] um ator encantador, e isso é acentuado em 'A Baleia', de Darren Aronofsky: um filme em que o ator serve como uma luz poderosa e brilhante em uma poça escura de desespero", pontua Eric Eisenberg, do CinemaBlend.
Já Roberto Sadovski, colunista do UOL, destaca o amadurecimento do diretor e relembra as polêmicas envolvendo o discurso sobre obesidade, um dos principais temas da obra:
"Ele trafega por temas comuns em sua filmografia, como religião, fé, sexualidade e relações familiares dilaceradas, com a diferença que ele parece muito mais confortável em operar com orçamento e expectativas reduzidas (...) Ele [Aronofsky] ouviu que deveria ter escolhido um ator com o mesmo porte físico do personagem (Fraser trabalha com uma camada generosa de próteses e maquiagem). Ouviu também que seu filme, em vez de demonstrar simpatia, promovia ainda mais a gordofobia. Colocar seu trabalho no mundo seria uma batalha perdida", explica o crítico.
DESTAQUE NA TEMPORADA DE PREMIAÇÕES
Após tantos elogios, Brendan Fraser é um dos favoritos ao prêmio de Melhor Ator na cerimônia do Oscar, que acontece no próximo dia 12 de março.
O desempenho do astro em 'A Baleia' rendeu indicações ao BAFTA e ao Globo de Ouro. Na cerimônia do Critics' Choice Awards, Fraser levou a melhor na disputa de Melhor Ator, e agradeceu aos votantes com um discurso emocionado:
"Eu estava numa floresta, num lugar selvagem, e devo ter deixado uma trilha de migalhas de pão pelo caminho. E aí vocês me encontraram e, como todos os melhores diretores, simplesmente me mostraram para onde ir, onde eu precisava estar. Se você, assim como o Charlie, que eu interpreto nesse filme, de alguma forma está enfrentando a obesidade, se sentindo em um mar de escuridão… eu quero que você saiba que você também pode encontrar forças para se manter de pé e ir para a luz. Coisas boas acontecerão", disse ele.
A maquiagem do longa, responsável por fazer com que o ator se transforme num homem de aproximadamente 270 quilos em cena, também concorre a vários prêmios, sendo destaque na temporada assim como o roteiro adaptado e elenco coadjuvante do longa.
'A Baleia' estreia hoje nos cinemas, e os ingressos para o longa já estão disponíveis - garanta o melhor lugar na sessão por meio do nosso site ou app.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.