Mentoria por R$ 2,5 mil: Quem é 'coach do Campari' que ameaçou atriz
Thiago Schutz, exposto após ameaçar uma atriz que fez uma sátira com suas falas, ficou conhecido nos últimos anos como dono da página "Manual Red Pill", em que "ajuda" homens que buscam reafirmar a suposta superioridade masculina, criando uma grande lista de exigências para uma mulher ideal.
Depois de estudar publicidade e engenharia, o coach decidiu investir nas mentorias em que soluciona os "problemas de relacionamento e masculinidade" de seus clientes, segundo seu site. Com mais de 300 mil seguidores no Instagram, ele chega a cobrar R$ 2,5 mil pelas consultas, dependendo do nível de exclusividade buscado pelo seguidor.
Mas Schutz saiu de sua bolha nas últimas semanas, depois de participar do "Buteco Podcast". Um corte da conversa, que viralizou nas redes, mostra o coach falando de uma situação em que uma mulher hipotética oferece uma cerveja a um homem tomando Campari.
O exemplo de reafirmação masculina virou piada fora da bolha "red pill". "Ah, mas se eu pegar uma breja você não toma comigo? Eu não tomo, entendeu? A mulher tem muito isso de querer mudar o cara, tentar colocar o cara debaixo dela, mas não é maldade, é um teste realmente. 'Deixa eu ver o quanto esse cara segura a opinião dele, será que ele vai pegar a breja só para me agradar?'. (...) O cara exercita isso e vira um cara mais autêntico, mais original", afirmou.
Antes de se tornar coach, Thiago era editor de livros e se apresentava como observador de novos autores. Em outubro de 2015, aos 27 anos, ele concedeu uma entrevista ao Jornal Novo Contexto, de Itu (SP), junto a outros homens, falando sobre a importância da vaidade masculina.
"Vaidade não é apenas o ato de se vestir bem, mas sim a preocupação com a aparência e o cuidado com o próprio corpo. Julgo importante fazer exercícios, sejam eles quais forem, e cuidar da alimentação principalmente", opinou ele, incentivando homens a se cuidarem com cremes e outros recursos.
Em 2020, Schutz tentou conquistar mulher de 50 anos em reality da Netflix. Apesar de agora criticar mulheres acima dos 30 que ainda "exigem" muito dos homens, Thiago aceitou participar de "O Crush Perfeito", em que disputou o amor de Joelma com outros quatro pretendentes. A mulher tinha dois filhos adultos e foi casada duas vezes. Na época, ele ainda se apresentava com seu sobrenome de registro, Schoba.
Em seu Instagram pessoal, o coach mantém na biografia sua participação na primeira e única temporada do programa. Ele também destaca no perfil que tem 100 milhões de visualizações em seus conteúdos red pill e diz que virou autor de best-seller com seu livro "Pílulas de Realidade", lançado no ano passado, apresentado como um guia para homens que querem "entender o mundo real e trabalhar em seu máximo propósito".
O que são os 'redpillados'?
Hoje, pílulas vermelhas e azuis, da trilogia Matrix, fazem parte do vocabulário da direita e da extrema-direita em todo o mundo. "Red pill" é termo onipresente em grupos masculinistas.
No filme, o protagonista Neo (vivido por Keanu Reeves) ganha duas pílulas e tem de escolher qual tomar: a azul, que lhe permite seguir vivendo em um mundo de ilusões; ou a vermelha, para adquirir consciência sobre a realidade que o cerca.
No vocabulário masculinista, os "red pills" seriam homens que se opõem ao "sistema que favorece as mulheres", por terem alcançado um conhecimento privilegiado sobre isso. Já os "blue pills" continuariam vivendo em ilusão e, portanto, seriam usados pelas mulheres.
Relembre caso de ameaça exposto por atriz
Lívia La Gatto foi ontem aos stories do Instagram compartilhar o print de uma mensagem enviada por Schutz no privado, em que ele exigia que a atriz e roteirista apagasse o vídeo em que ironiza o corte de um podcast visitado por ele.
"Você tem 24 horas para retirar seu conteúdo sobre mim. Depois disso processo ou bala. Você escolhe", disse Schutz na mensagem a ela.
Ao denunciar a ameaça sofrida, Lívia Lagatto legendou: "Tchurma, o guerreiro campa me ameaçou. Devo me preocupar?".
Thiago Schutz também postou prints em seu perfil de ligações feitas para a atriz para que eles possam "trocar uma ideia".
Posteriormente, a artista rebateu o coach: "O curioso caso do macho que ameaça uma mulher de morte e não sabe por que ela não atende".
Lívia La Gatto também disse que está "tomando as devidas providências" e pediu aos seus seguidores que não enviem mensagens no direct do coach.
A Splash, Lívia contou que registrou boletim de ocorrência e que bloqueou Thiago no Instagram. Schutz publicou vídeo nas redes sociais dizendo ter sido mal interpretado.
"Vamos falar um pouco sobre como o Thiago se comunica, que acho que sempre foi um pouco mal interpretado. Então, eu sou um cara que eu uso muita gíria, eu falo muito palavrão. É a forma que eu me comunico, tá? Não tenho vergonha de falar dessa forma. Quando eu uso a palavra 'bala', não é no sentido literal. Para deixar isso bem claro para todo mundo", disse.
"'Mete bala', 'mete marcha', 'soca o pau', 'vamo embora', no sentido de vamos resolver essa questão. Essa questão precisa ser resolvida. É processo ou bora, vamos de outra forma. Esse é um ponto importante. Na sequência, eu faço algumas ligações nas quais eu não fui atendido", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.