BBB 23: Treinar 6 horas seguidas, como Bruna Griphao, é saudável?
Bruna Griphao, uma das participantes do BBB 23 (Globo), disse já ter ficado seis horas por dia na academia.
- A atriz contou que já passou duas horas fazendo um aparelho chamado "escada".
- Bruna ainda detalhou que acompanhava muitas aulas em sua academia em apenas 24 horas.
Em entrevista a Splash, o profissional de educação física Fran Átila avalia: "A Bruna tem um corpo atlético, para atingir esse nível é necessário algumas horas na academia, sim. Mas não vejo a necessidade de passar seis horas por dia em treinamento quando o objetivo é estético".
"Existem categorias que podem ter toda essa carga de treino ou até mais, mas seria o caso de esportes de longa duração, como maratonas".
Qual o tempo ideal? Segundo Francisco, o tempo ideal varia de acordo com o nível de treinamento de cada indivíduo. "Pessoas experientes irão passar mais tempo praticando exercícios, podendo chegar até mesmo a treinos com três horas de duração. Iniciantes não precisam e nem devem fazer treinos tão longos. Existe uma progressão a ser seguida", diz.
Riscos
O profissional alerta que a prática exagerada de atividades físicas, principalmente se feitas sem acompanhamento adequado, pode ser prejudicial à saúde.
"Overtraining pode trazer diversos malefícios, como dores articulares, problemas hormonais, alteração do humor, dificuldades para dormir, redução da imunidade e até mesmo uma rabdomiólise (doença caracterizada pela destruição das fibras musculares) como a maior das consequências", lista Fran.
Tempo para recuperação. O educador físico ainda ressalta a importância de um período de repouso adequado: "Sem o descanso necessário, nosso corpo pode começar a perder rendimento nos treinos".
"Nossos tendões, quando não têm a recuperação necessária, podem sofrer algumas inflamações e gerar dores. Também podem existir alguns problemas hormonais. Todos esses efeitos vão se acumulando e reduzindo a saúde física do indivíduo".
E afinal, qual é o tempo ideal de descanso entre cada treino? Para Fran, não existe uma regra: "Tudo depende do volume e da intensidade com que foi realizado o treinamento".
"Se volume e intensidade foram baixos, é possível que, de um dia para o outro, os músculos estejam 100% recuperados. Porém, se o volume e intensidade forem altos, é necessário um tempo maior, como dois, três dias ou até mais".
"Existem sinais que nos dizem se o intervalo foi necessário ou não, como dores articulares, dores musculares em excesso e por muito tempo, entre muitos outros", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.