Rompimento e despejo: em que pé está a relação entre Charles e Harry?
A relação entre o rei Charles 3º, 74, e o filho mais novo, o príncipe Harry, 38, segue estremecida.
Hoje, Harry e Meghan confirmaram que foram "despejados" da residência Frogmore Cottage, onde moraram por seis meses antes de deixarem seus papéis na realeza.
Os rumores de desentendimentos na família vêm crescendo desde a saída do casal do Reino Unido e, agora, com Harry expondo os bastidores da família real na mídia e a coroação chegando, a "treta" ganhou novos contornos.
Afinal, em que pé está a relação de pai e filho desde que Charles se tornou rei?
Morte da rainha Elizabeth 2ª expôs tensão, primeiro discurso apaziguou
- Harry diz que Charles "baniu" Meghan de Balmoral quando sua avó morreu, em setembro de 2022. No livro "O que sobra", ele diz que o pai apresentou razões "disparatadas e desrespeitosas" para Meghan não ir ao castelo. Depois, disse que Kate também não iria e que não queria muita gente por perto naquele momento. Harry afirma ainda que foi "excluído" dos planos da família e descobriu a morte da avó pelo site da BBC.
- Na ocasião, Charles teria jantado com William e sem Harry. Na noite em que a rainha morreu, Charles teria jantado com Camilla e William. Harry teria jantado com outros familiares em outro cômodo.
- Em seu primeiro discurso como rei, Charles ressaltou o amor pelo casal. "Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam construindo suas vidas do outro lado do oceano", disse o novo monarca.
- Após o funeral, Meghan e Harry deixaram o Reino Unido sem entrar em um acordo com a realeza. Houve uma tentativa de conversa, mas a família real seguiu sem aceitar a renúncia dos dois.
Autobiografia, documentário e entrevistas escancararam a divisão na família
- Em dezembro, o documentário do casal foi lançado detalhando as rixas com a realeza. Na produção, Harry acusa o gabinete de seu pai de vazar informações para a imprensa e diz que a reunião sobre sua saída da realeza virou uma "briga aos gritos".
Eu tive que aceitar o fato de que nunca assumirão a responsabilidade nem pedirão desculpas. Minha mulher e eu estamos seguindo em frente. Harry no documentário "Harry e Meghan"
- Naquele mês, Harry e Meghan não passaram o Natal com a família real. Esse foi o primeiro Natal de Charles como rei, e Harry não estava lá.
- Em janeiro, veio a explosiva autobiografia de Harry, que revelou mais detalhes das "tretas" familiares. Na obra, Harry diz que o pai não o abraçou quando deu a notícia da morte de Diana. O príncipe diz ainda que ele e o irmão imploraram para Charles não se casar com Camilla. Ele também acusa a madrasta de alimentar a imprensa com informações sobre ele desde a adolescência.
- Em entrevistas, Harry reforçou o que escreveu no livro, mas disse querer uma reconciliação. "Se nós pudermos chegar ao ponto da reconciliação, isso irá reverberar pelo mundo. [...] É isso que me motiva a seguir em frente. Se [a reconciliação] não acontecer, será muito triste", disse.
- A família real não comentou as declarações de Harry.
Presença na coroação ainda é incerta
- Até janeiro, Harry não confirmou presença na coroação. "Muito pode acontecer até lá. Mas a porta está sempre aberta. Agora é com eles. Há muito a ser discutido e eu realmente espero que eles estejam dispostos a sentar e conversar", disse.
- Os convites, porém, ainda não foram enviados. Por isso, ainda não é possível confirmar que o casal será chamado para a cerimônia, que acontece em maio. Os convites devem ser enviados na próxima semana.
- No início de fevereiro, Charles riu após um homem pedir para ele trazer Harry de volta. Atendendo ao público durante um compromisso, Charles ouviu um homem pedir que ele trouxesse Harry de volta. "Quem?", perguntou o rei. "Harry, seu filho", repetiu o rapaz. "Isso seria bom", respondeu o monarca, rindo.
- Harry e Meghan foram despejados da residência Frogmore Cottage. Eles confirmaram a informação para a imprensa. A casa deve ser entregue para o príncipe Andrew que, envolvido em escândalos, deve deixar sua casa em Windsor e ser "rebaixado" para Frogmore.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.