Prejuízo do Blink-182: quanto do dinheiro do Lolla posso ter de volta?
Uma das atrações principais do Lollapalooza Brasil 2023, o Blink-182 cancelou ontem suas apresentações em toda a América Latina, após o baterista da banda, Travis Barker, quebrar um dedo. Pouco depois da notícia, a organização do festival divulgou que os fãs que compraram ingressos apenas para 25 de março, dia em que o grupo se apresentaria, poderiam pedir o reembolso.
Por outro lado, as taxas de conveniência cobradas no ingresso individual, que variam de R$ 117 a R$ 260, não serão estornadas, ainda segundo as diretrizes de reembolso divulgadas no site do evento. Apesar da posição da empresa, o Procon-SP informou a Splash que a organizadora "deve realizar a devolução de todos os valores pagos" para quem comprou o Lolla Day de 25 de março. A reportagem procurou o Lolla e atualizará a matéria caso haja um posicionamento.
Já os clientes que adquiriram o Lolla Pass, não contemplados pela oferta de reembolso, enfrentam outras regras. Segundo o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, se o festival fizer "substituições equivalentes dentro da proposta do evento" e se o cliente "foi informado na compra que poderia haver alterações na programação", os organizadores não estão ferindo nenhuma regra ao não estornar o valor do ticket, que dá acesso aos três dias de evento.
A divulgação do line-up da edição 2023 do Lollapalooza Brasil foi uma polêmica desde a pré-venda. Os Lolla Pass começaram a ser vendidos em 21 de setembro de 2022. Na época, nenhum artista estava confirmado.
Dois dias antes, o Procon-SP já tinha entrado na discussão sobre o evento pedindo que a produtora T4F enviasse a relação completa das atrações e bandas que participariam do festival, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de março no Autódromo de Interlagos.
Apesar do pedido, o Blink-182 foi a primeira atração divulgada ao público, apenas em 11 de outubro, mais de duas semanas após começarem as vendas do Lolla Pass. Agora, eles serão substituídos pelo Twenty One Pilots.
O órgão também pediu explicações sobre a falta de clareza a respeito da política de cancelamento e desistência de compra, a comprovação do funcionamento de canais de atendimento aos consumidores e uma cópia do material publicitário e das mídias de divulgação do evento veiculados nos meios de comunicação.
No cartaz e nos canais de venda de ingressos, não há informações explicitas sobre o procedimento caso aconteça mudanças nas atrações.
O Procon-SP afirma que, em caso de dúvida, a melhor opção para o consumidor é entrar em contato diretamente com a empresa responsável pelo evento ou produto para tentar um acordo. As reclamações também podem ser registradas no site www.procon.sp.gov.br
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