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Globo: Jornalistas pedem demissão por falta de perspectiva de crescimento

Michelle Barros, Natália Ariede e Rosana Jatobá, respectivamente - Reprodução/Instagram/Mauricio Fidalgo/TV Globo
Michelle Barros, Natália Ariede e Rosana Jatobá, respectivamente Imagem: Reprodução/Instagram/Mauricio Fidalgo/TV Globo

De Splash, em São Paulo

02/03/2023 04h00

Jornalistas com anos de carreira na TV pediram demissão da Globo, ao longo dos últimos anos, por falta de perspectiva de crescimento na emissora. O último exemplo foi Natália Ariede, que deixou o canal após 17 anos.

A jornalista enviou um e-mail de despedida dizendo "que já fez tudo o que poderia dentro da emissora". De acordo com o colunista de Splash Lucas Pasin, a reação dos colegas foi de surpresa.

"Cada dia mais pessoas têm saído da Globo por falta de oportunidade de crescimento", disse uma fonte da coluna, apontando um suposto motivo do pedido de demissão.

Michelle Barros foi outra que pediu demissão do canal. A profissional anunciou a saída da Globo em maio do ano passado. À época, em conversa com a reportagem, ela explicou que a direção foi contra a decisão, mas que ela sentia que não havia mais espaço para crescimento na emissora.

"Já havia um tempo que percebi que estava chegando a uma posição que não teria muito mais para onde ir. Percebi que chegou o momento de encerrar o ciclo e me lançar em novos desafios", disse.

Elaine Bast deixou a emissora dias depois. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, colunista de Splash, ela decidiu sair pelo mesmo motivo que Michelle: falta de perspectiva, de ascensão profissional e desinteresse (bem) aparente da empresa no trabalho dela.

"Bast, que é formada em economia pela USP, há tempos tentava emplacar um quadro ou coluna sobre economia popular. Todas as tentativas que fez foram ignoradas", escreveu Feltrin.

Rosana Jatobá rompeu com o canal por falta de oportunidade, em 2012. À época, segundo Fabíola Reipert, ela não se sentia valorizada. Em entrevista ao podcast Fundo Baú, no ano passado, ela contou que não encontrou espaço para uma editoria de sustentabilidade.

"Quando eu cheguei para o meu chefe na época com uma editoria de sustentabilidade pronta, projetos escritos e tudo bonitinho, não havia interesse da TV aberta em divulgar essas questões", explicou.

Splash entrou em contato com a Globo. O espaço segue aberto.