Topo

Paulo Caruso, cartunista do 'Roda Viva', morre aos 73 anos em SP

De Splash, em São Paulo

04/03/2023 09h16Atualizada em 04/03/2023 13h57

O cartunista Paulo Caruso morreu hoje, aos 73 anos, no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. A informação foi confirmada a Splash pela equipe do artista. Ele estava internado há cerca de um mês, tratando um câncer.

Caruso era caricaturista, ilustrador, chargista e músico. Ele desenhava ao vivo semanalmente no 'Roda Viva', da TV Cultura. Paulo era irmão gêmeo do também caricaturista Chico Caruso.

Formado em arquitetura pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) em 1976, ele não seguiu carreira na área e seguiu pelo caminho das artes. Foi chargista do Diário Popular, O Pasquim, Jaguar, Ziraldo, Folha de S. Paulo, Isto É, entre outros. Inaugurou, em 1981, a página Bar Brasil, na revista Careta. Ficou conhecido pelas caricaturas de várias personalidades brasileiras e tinha como marca a sátira da política brasileira.

Nas caricaturas, tinha como estilo artístico não deformar quem desenhava de maneira exagerada. O artista acentuava os traços fisionômicos mais característicos, mas os personagens permaneciam facilmente identificáveis pelos leitores.

Publicou os livros As Origens do Capitão Bandeira, Ecos do Ipiranga, Bar Brasil na Nova República, entre outros.

Entre os prêmios que recebeu, está o de melhor desenhista pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1994.

Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, publicou uma homenagem feita pelo programa a Paulo Caruso.

Lula e Laerte também lamentaram a morte do artista.

As caricaturas de Paulo Caruso