Topo

BBB 23: Mesmo confinada, Domitila 'passa faixa' à nova Miss Alemanha

Domitila Barros foi eleita Miss Alemanha 2022 em fevereiro do ano passado; neste sábado (4) foi eleita a nova Miss Alemanha, Kira Geiss - Reprodução/ Instagram @missgermany_official
Domitila Barros foi eleita Miss Alemanha 2022 em fevereiro do ano passado; neste sábado (4) foi eleita a nova Miss Alemanha, Kira Geiss Imagem: Reprodução/ Instagram @missgermany_official

Colaboração para Splash

05/03/2023 17h18Atualizada em 05/03/2023 17h18

Domitila Barros, ativista pernambucana e Miss Alemanha 2022, está confinada na casa do BBB 23 (TV Globo) no Rio de Janeiro, mas já passou a faixa, simbolicamente, para sua sucessora, Kira Geiss, eleita Miss Alemanha 2023 na noite de ontem no Europa Park, em Rust, na Alemanha.

Seus perfis nas redes sociais divulgaram ontem uma mensagem de Domitila direcionada para as 10 finalistas do Miss Alemanha 2023.

Domitila gravou um vídeo falando em alemão e seguindo com a tradição do concurso e desejando sucesso às finalistas.

"Para as 10 finalistas, desejo muita diversão, muito sucesso e como eu sempre disse: não esqueçam os lenços. Eu tive um ano como Miss maravilhoso e desejo muito sucesso e luz para todas", falou a sister do BBB 23.

A sucessora

Quando Domitila venceu o Miss Alemanha 2022 aos 37 anos, ela ganhou forte projeção e viu sua vida ser contada por veículos de notícias da Alemanha, do Brasil e em outras partes do mundo.

1 - Reprodução/ Instagram @kira.geiss - Reprodução/ Instagram @kira.geiss
Kira tem 20 anos, é estudante de teologia e co-fundou uma igreja na cidade que vive na Alemanha
Imagem: Reprodução/ Instagram @kira.geiss

Agora, quem está com esse gostinho de fama é a jovem Kira Geiss, de Magdeburg. Com 20 anos, Kira é estudante de teologia, aspirante a educadora religiosa e comunitária e quer desenvolver projetos com os jovens. Até ontem, sua biografia no Instagram dizia: "Jesus no centro da minha vida".

Ao vencer o Miss Alemanha 2023, Kira levou o prêmio "Female Leader Award" e também 25 mil euros (cerca de R$ 138 mil na conversão para o real) para seguir com seus projetos.

Ela é cofundadora de uma igreja para jovens na cidade que vive: "Uma parte importante da minha vida é a minha fé cristã. É por isso que no ano passado ajudei a fundar uma igreja jovem aqui em Magdeburg", informa sua descrição no site do Miss Alemanha.

1 - Reprodução/ Instagram @kira.geiss - Reprodução/ Instagram @kira.geiss
Kira descrevia em sua biografia "Jesus no centro da minha vida" antes de vencer concurso; agora ela cita projetos, que envolvem trabalhos religiosos
Imagem: Reprodução/ Instagram @kira.geiss

"Acho que é hora não apenas de cuidar da manutenção saudável do nosso planeta, mas também de trabalhar ativamente para garantir que as pessoas possam se curar e crescer internamente. Meu objetivo não é projetar algo para os jovens, mas criar com eles", diz Kira, falando que poderia fazer uma série de podcasts com temas relevantes socialmente para a juventude.

Ela quer ser voz da geração Z, os nascidos entre o fim da década de 1990 e os anos 2010.

"Acredito que as vozes dos jovens precisam ser mais integradas e ouvidas nos processos de tomada de decisão. A Geração Z tem fogo, ideias e perspectivas empolgantes! Se começarmos a usar tudo isso, nossa sociedade pode crescer de forma sustentável!
Por experiência própria, posso dizer que o trabalho com jovens pode ser o ponto de virada nisto", escreveu no Instagram.

1 - BENJAMIN ASKINAS/ Miss Universe Organization/ Divulgação  - BENJAMIN ASKINAS/ Miss Universe Organization/ Divulgação
Soraya Kohlmann, Miss Universo Alemanha 2022, também foi eleita no mesmo concurso de Domitila em 2017
Imagem: BENJAMIN ASKINAS/ Miss Universe Organization/ Divulgação

O Miss Alemanha

O concurso que elegeu Domitila ano passado é bastante tradicional na Alemanha e teve sua primeira edição realizada em 1927. São quase 100 anos de história, que passou desde a proibição de concursos no país pelo regime nazista, até reformulação atual.

Foi com esse Miss Alemanha que o país ganhou sua primeira e única coroa de Miss Universo, em 1961, com Marlene Schmidt. Porém, a franquia não mais enviou candidatas a partir de 1985, sendo agora de responsabilidade do Miss Universo Alemanha.

Em 2019, o concurso passou por redefinição e atualmente, além de ser um concurso de miss, também leva em consideração o "empoderamento feminino".

1 - Divulgação/ Miss Germany Studios - Divulgação/ Miss Germany Studios
Kira Geiss, sucessora de Domitila Barros no Miss Alemanha; ela venceu concurso neste sábado (4)
Imagem: Divulgação/ Miss Germany Studios

O concurso também passou a permitir a participação de mulheres casadas e mães, e elevou o limite de idade em dez anos para incluir mulheres de até 39 anos. A idade mínima é de 18 anos.

"Um prêmio para mulheres que assumem responsabilidades", estampa em seu site o Miss Germany Studios, como agora é chamado o Miss Alemanha.

"Três anos atrás, dissemos adeus à construção ultrapassada de 'concurso de beleza' e nos tornamos os pioneiros, ancorando o empoderamento feminino e a igualdade no mainstream", se descreveram.