Topo

De cancelada a sucesso no Ibope: como Patrícia Poeta deu volta por cima

Patrícia Poeta assumiu programa após saída de Fátima Bernardes, em julho de 2022 - Reprodução/Instagram
Patrícia Poeta assumiu programa após saída de Fátima Bernardes, em julho de 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

06/03/2023 04h00

Patrícia Poeta, 46, enfrentou um primeiro ano difícil no comando do Encontro (Globo), que anteriormente era apresentado por Fátima Bernardes.

A jornalista precisou lidar com críticas por causa do desempenho à frente da atração e cancelamento nas redes sociais por supostamente boicotar o coapresentador Manoel Soares.

Diante da rejeição de parte dos telespectadores — e de notícias sobre os bastidores do programa matinal —, ela chegou a publicar um longo desabafo nas redes sociais.

Por meio do texto, Poeta dizia que havia se cansado de aguentar calada os "ataques maldosos e mentiras descabidas" e pediu respeito.

Nos últimos meses, porém, a atração ganhou fôlego ao investir em pautas policiais. O programa ganhou um tom mais jornalístico na tentativa de segurar parte do público que acompanha o Bom Dia Brasil, telejornal que é exibido antes.

Em entrevista ao colunista de Splash Lucas Pasin, em dezembro, ela prometeu deixar a atração mais com o seu "jeitinho".

"O 'Encontro' é um programa que ouve sua audiência e se adapta a essas vontades, portanto, serão mudanças durante todo o ano", disse.

A estratégia parece que vem dando certo. Em fevereiro, o matinal registrou um crescimento de 10% na média de audiência -quando comparado ao mesmo mês do ano passado. A informação foi publicada primeiro pelo Notícias da TV.

No segundo semestre de 2022, segundo Ricardo Feltrin, o programa já mostrava avanço no que diz respeito ao tamanho do público. Em termos de share, que mede a participação de uma atração considerando apenas as TVs ligadas, Patrícia chegou a registrar 21,7% contra 21,9% de Fátima.