Topo

Delegado de Aeroporto - Área Restrita barrou joias de Michelle Bolsonaro

O delegado da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, Mario de Marco Rodrigues de Sousa, já apareceu no reality "Aeroporto - Área Restrita" - Reprodução
O delegado da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, Mario de Marco Rodrigues de Sousa, já apareceu no reality 'Aeroporto - Área Restrita' Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

07/03/2023 09h07Atualizada em 07/03/2023 22h39

O delegado que negou pedido do governo Bolsonaro para devolver joias apreendidas na alfândega à Arábia Saudita já apareceu no reality show Aeroporto - Área Restrita.

Um fã do programa reconheceu o nome do delegado Mario de Marco Rodrigues de Sousa após ler a reportagem do UOL sobre o caso, e comentou num fórum de brasileiros no Reddit: "Era só essa curiosidade que queria compartilhar mesmo, e também ver se alguém que assiste à série notou isso também".

Outro usuário da rede social também reconheceu o delegado De Marco: "Também conhecido como Mateus Solano da Receita Federal".

"Assim que vi, fiquei pensando se tinha sido algum deles que cuidou do caso", escreveu outro fã da série.

O reality acompanha a rotina dos policiais do aeroporto de Guarulhos, que apreendem drogas e outros bens irregulares nas bagagens dos viajantes.

As joias (um colar de diamantes, um par de brincos e um relógio da renomada marca suíça Chopard) foram apreendidas na bagagem de um militar da comitiva do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia). Ele alegou que o conjunto não poderia ser apreendido porque se tratava de um presente da Arábia Saudita a Michelle Bolsonaro, mas não tinha documentos que comprovassem.

Segundo apuração do UOL, o delegado De Marco recebeu um pedido do então secretário da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, para que devolvesse as joias à Arábia Saudita, o que as isentaria do imposto de tributação. O servidor público se recusou: do ponto de vista estritamente jurídico, as joias foram apreendidas com um viajante brasileiro e não havia nenhum registro de que se tratasse de um presente do governo saudita ao governo brasileiro.