Topo

Não é para qualquer um: como faz para votar no Oscar?

Youn Yuh-jung e Brad Pitt nos bastidores do Oscar, em Los Angeles (EUA) - Getty Images
Youn Yuh-jung e Brad Pitt nos bastidores do Oscar, em Los Angeles (EUA) Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

07/03/2023 04h00

O Oscar 2023 acontece no próximo domingo e premiará os melhores filmes lançados entre 2022 e este ano. Como de costume, muitos começam a fazer suas apostas e, de uma hora para a outra, se tornam especialistas em produções cinematográficas.

No entanto, a gente sabe que não é fácil se tornar um votante da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e Splash te explica o que você precisa para se tornar um membro.

Primeiro vale dizer que apenas ser famoso não basta: é preciso que você seja uma pessoa de relevância e atuante na indústria cinematográfica. A lista completa de quem faz parte não é divulgada.

Cada uma das 17 divisões do Oscar, divididos nas 23 categorias, tem regras específicas sobre quanto créditos de filmes e quanta experiência a pessoa tem. Isso quer dizer que, para categorias que precisem de conhecimento técnico, votam apenas aqueles que têm condição de entender os pormenores da categoria.

Os dois únicos prêmios do Oscar que contam com os votos de todos os membros são Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.

Para a admissão de atores que não foram indicados ao prêmio, por exemplo, é preciso que eles estejam creditados em pelo menos três filmes lançados em cinema, ter atuado como um personagem roteirizado e fazer parte de elencos de produções lançadas nos últimos cinco anos.

Quando alguém quer entrar para este seleto grupo, é preciso passar por processo para escolher novos sócios que precisa ter dois membros que já fazem parte e patrocinam os que estão tentando.

Uma lenda sobre o Oscar diz que, ao receber uma indicação em alguma categoria, a pessoa é automaticamente membro da Academia. No entanto, isso não é verdade. O que acontece é os indicados serem considerados a votantes, e não precisam de patrocinadores, mas ainda é necessária a aprovação.

Depois, cada uma das divisões envia ao Conselho de Governadores da Academia uma lista de novos membros recomendados.

Atualmente, a academia conta com cerca de 8.500 membros.

Brasileiros no Oscar

O Brasil conta com representantes na Academia do Oscar, como Alice Braga, Sônia Braga, Rodrigo Teixeira, Rodrigo Santoro, Petra Costa, Kleber Mendonça Filho, Fernando Meirelles, Fernanda Montenegro e Carlinhos Brown.

Também fazem parte: Daniel Rezende, José Padilha, Cacá Diegues, Anna Muylaert, Karim Aïnouz, Carlos Saldanha e Walter Salles.