Topo

Carmo Dalla Vecchia vai viver homem gay não assumido em novela: 'Como eu'

Carmo Dalla Vecchia vai interpretar Érico em "Amor Perfeito" - Globo/João Miguel Júnior
Carmo Dalla Vecchia vai interpretar Érico em "Amor Perfeito" Imagem: Globo/João Miguel Júnior

De Splash, no Rio

08/03/2023 04h00

Carmo Dalla Vecchia, 51, se prepara para retomar as novelas em "Amor Perfeito", novela das 6 que estreia no dia 20 na Globo. A história é ambientada na década de 40 no interior de Minas Gerais e promete trazer debate sobre representatividade negra e LGBT.

Na trama, ele vive Érico Requião, um advogado gay não assumido que será chantageado pela vilã Gilda (Mariana Ximenes). Quem assina a criação e escrita é Duca Rachid e Júlio Fischer. Elísio Lopes também escreve a obra.

"Acho que fiz todas as novelas da Duca. Ela tem a grande habilidade de trazer histórias de uma profundidade e uma pureza incrível. Ela fala de afeto, de amor, de amizade, coisas de uma importância muito grande e que precisam ser resgatadas nos nossos dias", disse o ator em coletiva de imprensa ontem.

É um tema de grande relevância para a gente fazer. Talvez, historicamente, desde a década de 40, a gente já tenha muitos homens como eu, na vida real, que passaram por circustâncias parecidas. Que por muito tempo tiveram de se esconder, negar seus sentimentos.

Na vida real, Carmo é casado com o autor de novelas João Emanuel Carneiro há 17 anos, mas ele só tornou a relação pública em julho de 2021 durante a "Super Dança dos Famosos". Os dois são pais de Pedro, de 3 anos.

Para o ator, o assunto é abordado de maneira que pode auxiliar na luta contra o preconceito. "Você retrata o preconceito do lado que ele deve ser tratado. O Érico é vítima do lado da história que não é muito legal. Quando esses dados são de uma simplicidade e ficam claros, ajuda a eliminar o preconceito. Facilita para as pessoas não terem esse preconceito disfarçado de moralidade, religiosidade e ética", completa.

A história de "Amor Perfeito": Os caminhos de Marê (Camila Queiroz) e Orlando (Diogo Almeida) se cruzam em São Paulo, em 1934. Ela faz o curso de administração e finanças, enquanto ele é médico. Ambos de origem mineira, os dois se apaixonam loucamente, mas não imaginam que suas famílias têm laços muito mais antigos.

De volta ao interior de Minas, o pai de Marê quer obrigá-la a se casar com Gaspar (Thiago Lacerda), filho do prefeito da cidade, em troca dela assumir a presidência do grupo da família, o mesmo posto pleiteado por Gilda (Mariana Ximenes), sua madrasta. Mas Marê tem outros planos: está apaixonada e quer se casar com Orlando. Do fruto desse amor nascerá Marcelino (Levi Asaf), por quem a heroína não medirá esforços para tê-lo de volta, já que no dia em que pôs o filho no mundo teve que se separar dele.

Perfil do personagem Érico: Advogado e membro da diretoria do Grupo Rubião. Grande amigo de Leonel (Paulo Gorgulho), vai se recusar a defender Marê (Camila Queiroz) quando esta é acusada de ter assassinado o pai. Nove anos depois, convencido de sua inocência, se redime e vai apoiar a moça quando ela sai da prisão e reivindica a presidência da empresa no lugar de Gilda (Mariana Ximenes). Homossexual, Gilda descobrirá esse seu segredo e Érico se tornará refém da vilã.

Elenco de "Amor Perfeito": Levi Asaf, Camila Queiroz, Diogo Almeida, Mariana Ximenes, Thiago Lacerda, Alan Rocha, Allan Souza, Ana Cecília Costa, Analu Prestes, Antônio Pitanga, Babu Santana, Barbara Sut, Bernardo Berro, Beto Militani, Breno de Filippo, Bruno Montaleone, Bruno Quixotte, Bukassa Kabengelle, Carmo Dalla Vecchia, Carol Badra, Carol Castro, Chico Pelúcio, Christovam Neto, Cristiane Amorim, Cyda Moreno, Daniel Rangel, Davi Queiroz, Genezio de Barros, Glicerio Rosário, Gustavo Arthidoro, Isabel Fillardis, Iza Moreira, João Fernandes Nunes, Jorge Florêncio, Juliana Alves, Karen Coelho, Karen Marinho, Kenia Barbara, Kyvilin Padilha, Lucy Ramos, Malu Dimas, Maria Gal, Mestre Ivamar, Musipere, Paulo Betti, Paulo Gorgulho, Paulo Mendes, Raquel Karro, Rose Lima, Tonico Pereira, Tony Tornado, Valentina Melleu, Vitória Pabst, Ygor Marçal e Zezé Polessa.