Luiza Brunet: 'Nossos filhos também podem ser os agressores'
Luiza Brunet, 60, se tornou voz ativa contra a violência doméstica desde que tornou pública as agressões que sofreu do então companheiro, o empresário Lírio Albino Parisotto, em 2016.
"Nossas filhas podem ser vítimas de violência doméstica, mas nossos filhos também podem ser os agressores", disse a ex-modelo em depoimento ao jornal O Globo neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
É bom lembrar que as pessoas não apanham apenas no Dia 8 de Março. A gente tem que ser respeitada o ano inteiro. É necessário que o acolhimento aqui no Brasil seja melhorado. Eu percebo que a mulher não tem o primeiro acolhimento como deveria ter. É ali que ela decide se vai voltar para casa ou se vai escolher outra vida. Eu, por exemplo, fiquei três horas depondo para um promotor, que tentava ver se estava falando a verdade. Se é difícil para mim, imagina para uma mulher exausta de trabalhar o dia inteiro? Luiza Brunet
Luiza foi agredida no apartamento do ex, nos EUA. Ela teve que sair escondida e pegou um voo para o Brasil, onde denunciou a violência.
"Muitas mulheres não fazem denúncia no exterior com medo de ser deportadas sem os filhos. Elas são ameaçadas pelos agressores. É necessário esclarecer que em qualquer país da Europa, em casos de violência, os documentos saem mais rápido em caso de denúncia. Eu quero ser essa voz que ajuda e explica."
Foi uma experiência traumatizante para mim e, acredito, para ele. Uma mulher de 54 anos apanhar de um homem de 60 anos. É vergonhoso. Apesar de ser filha da violência doméstica, meu pai agredia a minha mãe, eu nunca pensei que fosse passar pelo mesmo. Luiza Brunet
A ex-modelo diz que demorou 2 anos para decidir largar o empresário. "Acho que toda mulher tem o seu dia D. A gente aguenta, aceita desculpas até perceber que não vai ter jeito. Mas não é fácil. A gente acha que a culpa é nossa. Na primeira vez, por exemplo, eu mandei um áudio pedindo desculpas. A tendência é minimizar o problema."
Luiza está solteira desde então. Ela diz que gosta de homens mais velhos, mas eles preferem as mais novas. "Pode ser uma carência minha por não ter tido pai. Mas eu gosto de homens mais velhos. Quando casei com o meu primeiro marido, tinha 16 anos. Ele tinha 28 anos. Eles me interessam intelectualmente, me sinto mais protegida, talvez. Mas eu fico muito bem sozinha. Não tenho necessidade urgente."
Relação com Yasmin
Yasmin Brunet, 34, está morando temporariamente com a mãe. "Acho que o filho, quando volta para a nossa casa, quer acolhimento. Está sendo maravilhoso. Adoro fazer coisas para os meus filhos, como o café da manhã, almoço. Mas entendo que eles têm que ter o espaço deles, e eu o meu. É um período delicioso, mas é um período. Vivo bem com isso."
Luiza comenta as polêmicas de Yasmin no Carnaval. "As mídias trouxeram uma grande visibilidade para as pessoas que não apareciam. Yasmin sofreu vários ataques no Carnaval e também pelo fim do casamento com o Gabriel Medina. Ninguém viveu na pele dela, as pessoas não sabem o que ela passou. Espero que um dia, ela consiga falar sobre isso. Acho que vai ser um alívio. Mas ainda não chegou a hora dela".
Se as mulheres se unissem e se apoiassem, tudo seria mais fácil. Quando eu denunciei meu ex-companheiro, as mulheres falavam coisas horríveis para mim. Eu fiquei doente. Diziam que eu queria dinheiro, que eu tinha feito cirurgia nos olhos e, por isso, estava roxa. Nossas amigas em comum também ficaram todas do lado dele. Tive poucos apoios. Mas não me arrependo. Renasci. Luiza Brunet
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.