Topo

Vitão: 'Momento de ódio' após namoro com Sonza me motivou como artista

Colaboração para Splash

08/03/2023 13h16

Vitão, 23, ficou feliz recentemente por ser assunto nas redes sociais por algo além da sua vida pessoal. Sempre comentado ou pelo turbulento namoro e término com Luísa Sonza, 24, ou pela sua sexualidade, viu bombar um vídeo em que arrisca uma performance na guitarra. O registro lhe rendeu muitos elogios, tanto amadores quanto profissionais.

"Fiquei muito feliz por ver as pessoas falando em algo que tem a ver com música. Estava com saudade de as pessoas falarem sobre mim como músico. De me avaliarem como músico, artista, instrumentista", comemorou ele, em bate-papo com Zeca Camargo no programa Splash Entrevista.

"A guitarra sempre foi minha maior paixão. Comecei a lidar com cordas muito antes de começar a compor e a cantar. Algumas experiências com teatro me fizeram conseguir cantar a partir dos 14 anos - mas, até então, minha vida era violão e guitarra", recorda o rapaz.

'Vivi muita coisa nesses cinco anos'

Na ativa desde 2018, Vitão considera que já tem uma bagagem considerável a respeito da fama, tanto para bem quanto para o mal. Mesmo com pouco tempo de estrada, ele acredita ter podido aprender e evoluir com cada uma das experiências que o reconhecimento de sua arte lhe proporcionou.

"Por mais que seja uma carreira curta, sinto que já vivi muita coisa nesses cinco anos. Estive em muitos lugares, conheci muitas pessoas, realizei muitos sonhos...", enumera o rapaz. "Isso me trouxe uma maturidade, hoje com 23 anos - para algumas coisas, porque para outras me vejo muito moleque ainda."

Relação polêmica com Luísa Sonza

Um dos momentos mais difíceis dessa trajetória, certamente, envolveu o início de seu relacionamento com Luísa Sonza, sua namorada entre 2020 e 2021. À época, Vitão chegou a ser erroneamente apontado como pivô do fim do casamento dela com o humorista Whindersson Nunes, o que motivou vários ataques contra ele e contra a própria Luísa.

"É um período do qual me lembro bastante, em vários momentos, porque são períodos assim, de maior dificuldade, que mais fortalecem a gente." Apesar de tantas turbulências, ele acredita que essa fase lhe trouxe importantes lições. "Lidar com esse momento de ódio, de afastamento do público, algo que eu não havia tido até então na minha vida, fez eu me querer me desenvolver artisticamente também."

A admiração pela ex-companheira, Vitão faz questão de frisar, permanece até hoje. "Sempre achei Luísa uma artista genial. Ela é muito rápida, muito inteligente. Às vezes eu a via falando com as pessoas e ficava aprendendo com o quanto ela é sábia nesse quesito. Admiro muito ela, em todos os sentidos."

Sexualidade fluida

Foi a coragem adquirida a partir de experiências assim que permitiu ao artista falar abertamente sobre o processo de redescoberta pessoal por que passou ao longo do ano passado. Vitão chegou a posar com maquiagem em algumas fotos e, sem se rotular, confessou que estava 'entendendo de outras formas' a própria sexualidade.

"Sempre gostei de ter essa irreverência, de falar sobre assuntos que as pessoas geralmente jogam para debaixo do tapete. Nem pensei muito nas consequências. Tenho muitos amigos e amigos que sempre coexistiram [bem] com esse assunto, com muita naturalidade. Cresci com isso na cabeça, que não é tão importante", explica.

Ele compreende, no entanto, o choque que suas declarações podem ter causado nos fãs mais conservadores. "Por eu ter sido colocado no início da minha carreira como um menino heterossexual, em relacionamentos com mulheres, pode ter sido um pouco estranho [para parte do público] esse outro momento de descobrimento por que passei. Mas hoje em dia sinto que está mais tranquilo."

Novo álbum vindo aí

Com as polêmicas que permearam sua exposição à mídia já mormente superadas, o foco de Vitão agora se volta para o que ele realmente valoriza: a música. O artista se prepara para lançar um novo álbum, que já se encontra em fase de finalização.

"90% do disco é produzido por mim. É um disco onde eu estou me dando liberdade para navegar por estilos como o hard rock dos anos 1980, que eu sempre ouvi, mas nunca havia lançado algo nessa pegada. Traz coisas muito diferentes do que já fiz então", promete.

"Sempre sou extremamente autobiográfico nas minhas composições. Estou bem na reta final, fazendo os últimos ajustes. Está sendo muito trabalhoso, porque é a primeira vez que eu trago um disco com tantos elementos orgânicos. A maior parte do disco é gravada organicamente, com o músico tocando", adianta ainda.

Candidato ao Camarote? "Nunca assisti ao BBB"

Com tanto trabalho, não é de se estranhar não terem se concretizado os rumores de que ele integraria o Camarote deste ano no BBB. Vitão afirma que nunca chegou a ser de fato convidado para o programa, mesmo tendo sido exaustivamente questionado sobre essa possibilidade.

"Nos últimos dois meses, de três em três minutos vinha alguém me fazer essa pergunta. Para ser muito sincero, eu nunca assisti ao BBB. Nem sei exatamente como funciona", admite o artista. Mesmo assim, ele não destaca participar do reality show no futuro.

"Hoje, estou com muito trabalho, não teria nem tempo. Quero me firmar como artista, músico, antes de qualquer coisa, para que talvez um dia, se eu receber esse convite em outro momento da minha vida, eu ache que faz sentido ou não [aceitar]", vislumbra.