Harry e Meghan dizem que títulos reais são 'direito de nascença' dos filhos
O príncipe Harry, 38, e Meghan Markle, 41, defenderam a decisão de adotar títulos reais para seus filhos.
Archie, 3, e Lilibet, 1, agora são reconhecidos como príncipe e princesa de Sussex.
O casal afirmou que os títulos reais são um "direito de nascença" dos filhos. "Os títulos das crianças são um direito de nascença desde que o avô delas se tornou rei. Essa questão foi resolvida há algum tempo em alinhamento com o Palácio de Buckingham", diz uma nota divulgada hoje pelo casal.
O site da família real foi atualizado com os novos títulos de Archie e Lilibet. Na seção "Sucessão", as crianças são tratadas como príncipe Archie de Sussex e princesa Lilibet de Sussex. Antes, elas eram tratadas como "master" e "miss", que não são títulos reais.
Harry e Charles teriam entrado em acordo quanto ao uso dos títulos no final do ano passado. O rei teria concordado com a adoção dos títulos antes do lançamento da autobiografia "O que sobra", do príncipe Harry, publicada em janeiro.
Mudança foi anunciada após batizado de Lilibet
"Posso confirmar que a princesa Lilibet Diana foi batizada na sexta-feira, 3 de março, pelo arcebispo de Los Angeles, o reverendo John Taylor", informou um porta-voz de Meghan e Harry na quarta-feira (8).
Charles, Camilla, Kate e William foram convidados, mas não apareceram. A informação é da revista People.
A cerimônia aconteceu na casa de Meghan e Harry, em Montecito, na Califórnia. O evento contou com a presença de 20 a 30 convidados, incluindo a mãe de Meghan, Doria Ragland, o padrinho de Lilibet, Tyler Perry, e uma madrinha, que ainda não foi identificada.
Por que Lilibet e Archie receberam o título agora?
A possibilidade de as crianças adotarem o título vem de uma proclamação feita pelo rei George 5º em dezembro de 1917, que determina que todos os netos de Sua Majestade poderiam ser tratados como Sua Alteza Real e ter um título real. Como Charles, avô de Archie e Lilibet, será coroado o novo rei, as crianças poderão receber tal tratamento.
A falta de títulos dos filhos do casal virou polêmica em março de 2021, quando Meghan falou sobre o assunto em entrevista a Oprah Winfrey. Segundo a duquesa de Sussex, a Instituição Real negou proteção a Archie.
"Eles não queriam que o bebê fosse uma princesa ou príncipe. Quando o pai do Harry se tornar rei, automaticamente Archie se tornaria príncipe. Não é direito deles tirar isso do Archie. Eles querem mudar a regra para o Archie, por quê?", questionou, na ocasião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.