Topo

Qual a melhor e a pior edição do BBB? Ex-participantes opinam

Colaboração para Splash, em São Paulo

10/03/2023 04h00

O UOL convocou seis ex-participantes de diferentes edições do Big Brother Brasil (Globo) para opinarem sobre qual foi a melhor e a pior temporada do reality show.

Quem foi desafiado:

  • Maycon Santos (BBB 19)
  • Ana Carolina Madeira (BBB 9)
  • Dicésar Ferreira (BBB 10)
  • Vagner Lara (BBB 14)
  • Ronan Oliveira (BBB 16)
  • Caruso (BBB 18)

Dos seis ex-brothers, cinco elegeram suas respectivas edições como a melhor do programa e deram suas justificativas. Apenas um, Vavá, admitiu que sua temporada não só foi a melhor, como também foi a "pior" da atração global.

"A minha foi a pior das edições, tô sendo bem realista. Tentaram fazer uma edição bacana, colocaram 24 participantes, soltando seis nos primeiros dias, botaram uma atriz de novela no auge [Tatá Werneck] para chamar a audiência", declarou.

Conforme Vavá, mesmo com tudo isso, e com a inclusão de seis mães dos participantes do jogo, não foi possível "salvar" a temporada do fiasco. Para ele, "não fossem as 'Clanessas'", como são chamados os fãs que chipavam o casal Clara e Vanessa, "a edição teria sido um fracasso total".

Mesmo assim, Vavá destacou que tenta "ser feliz por ter participado".

Dicésar, por sua vez, argumentou que a décima temporada foi a melhor devido à diversidade. "Eram tribos, então isso chamou muito a atenção e o público LGBTQIA+ torceu muito por mim, pelo Serginho e pela Morango".

"O público não estava acostumado a ver uma menina lésbica bonita, gatona, feminina. O Serginho com o jeito dele todo fashion. E eu a tia velha, drag queen. O público se encantou com a gente, alguém se identificou com cada um de nós", completou.

Ana Carolina afirmou que um dos motivos que fizeram do BBB 9 o melhor de todos foi sua participação, além das inovações daquele ano no reality, quando foi lançada a primeira casa de vidro.

"O BBB 9 foi o melhor, primeiro porque eu estava lá dentro, mas teve a primeira casa de vidro, diversas inovações que não tinham até o momento, a audiência bombou na época, e também porque teve o primeiro casal de sexagenário que entrou", falou.

Caruso opinou que o BBB 18 foi a melhor temporada por ter quebrado recordes e ter rendido "figuras ilustres", como a Ana Clara e o Kaysar. "A nossa edição foi disputada desde o primeiro dia. O jogo oscilava muito e a gente colheu vários frutos."

Maycon até concordou que o BBB 18 teve alguns recordes, mas disse que o BBB 19 "foi a última que pegou pessoal bem anônimo", antes de misturar camarote e pipoca, além de ser a primeira edição a ter intervenções das redes. "Por isso foi a melhor", afirmou.

Por fim, Ronan analisou que a 16º edição "foi diferente" por trazer um "embate de gerações", além de ter rendido "boas histórias" desde sua estreia.

Eliminados do BBB revelam qual 'a maior planta' que já venceu o reality

Na Batalha dos Eliminados, os ex-participantes também avaliaram quais vencedores do Big Brother Brasil foram merecedores do prêmio milionário.

Se Caruso polemizou ao dizer que Gleici Damasceno (BBB 18), Thelma (BBB 20) e Juliette (BBB 21) venceram porque venderam a melhor história no jogo, não por mérito, Ronan afirmou que o vencedor do BBB 15, Cezar Lima, "foi a maior planta" que já passou pelo reality.

"O [Cezar] foi uma planta terrível", disparou.

Para descontrair a tensão, Dicésar aproveitou a ocasião para xavecar Caruso. O maquiador disse que gostaria de "bater um bolo fortíssimo" com o colega.

O que vem por aí?

No próximo episódio da Batalha dos Eliminados, os brothers sobreviventes, Dicésar, Vavá e Maycon, vão explicar por que eles merecem vencer o programa.

Esse programa é do UOL e será exibido às quartas-feiras, no canal de Splash.