Topo

Ruth E. Carter é a primeira mulher negra a ganhar dois Oscars

De Splash, em São Paulo

12/03/2023 23h13

Ruth E. Carter é a única mulher negra a vencer dois Oscars nos 95 anos da premiação.

Acompanhe ao vivo a cobertura do Oscar 2023

Ela ganhou hoje o Oscar de melhor figurino por "Pantera Negra: Wakanda para Sempre". Em 2019, se tornou a primeira mulher negra a vencer a categoria, por "Pantera Negra".

Em seu discurso, Ruth comentou o marco: "É bom vê-los novamente. Obrigada à Academia por reconhecer que uma mulher negra é um super-herói. Ela resiste, ela ama, ela supera, ela é todas as mulheres neste filme. Ela é a minha mãe".

"Na semana passada, Mable Carter virou uma ancestral. Este filme me preparou para este momento. Chadwick, por favor, cuide da mamãe. Ryan Coogler, Nate Moore, obrigada aos dois por sua visão. Juntos, estamos reformulando como a cultura é representada. À família Marvel, Kevin Feige, Victoria Alonso, Louis D'Esposito e seu arsenal de gênios, obrigada."

"Eu compartilho isso com muitos artistas dedicados cujas mãos e corações ajudaram a realizar o figurino de Wakanda e Talokan. Isso é para a minha mãe. Ela tinha 101 anos", completou a figurinista.

Thiago Stivaletti, colunista de Splash, lembra: "Figurinista de 'Pantera Negra: Wakanda para Sempre' fazendo discurso sobre a mulher negra que deveria ser também feito por Viola Davis, mas o Oscar deixou ela de fora das indicadas a melhor atriz".