Cortella promete mostrar versão mais informal de si em podcast com o filho
Como seria se sentar à mesa de um bar e tomar uma cerveja com Mário Sergio Cortella?
É essa a pergunta que o podcast "A Grande Fúria do Mundo", do filósofo com seu filho, nasceu para responder. Em entrevista a Splash, o jornalista Pedro Mota Cortella explica: "Seria ótimo que todo mundo pudesse sentar com ele e conversar um pouco. Eu quis trazer isso para os fãs".
Cortella, por sua vez, costuma responder à pergunta com uma provocação: "E eu sempre digo: por que não numa sala de aula? Por que não dentro de uma caminhada? Essa ideia de que o bar é o lugar onde a gente pode ter a conversa mais aberta, mais solta, menos travada, evidentemente que tem uma suposição, que é a informalidade".
Ele gravou o podcast com um objetivo em mente: "Ser uma conversa que tivesse organização, que tivesse sentido, que tivesse interesse, relevância, mas que tivesse um pouco o clima que o bar carrega, e que nem sempre a sala de aula carrega".
O podcast, produzido pelo Amazon Music, terá doze episódios com doze assuntos diferentes. Pedro planeja a discussão com a ajuda de dois roteiristas, enquanto Cortella só descobre o tema do episódio ao chegar no estúdio. Questionado sobre qual foi o seu tema favorito até agora, o filósofo elege dois: drogas e educação.
Um sobre o uso de drogas e sobre a presença da droga, legal ou ilegal, na vida das pessoas e, portanto, na vida do Pedro e na minha, cada um com a sua face e interface. E uma conversa sobre a escola nos tempos atuais, com a presença das tecnologias, os novos modos de acesso, de presença, a distinção entre informação e conhecimento.
O filho concorda com as escolhas, e questiona esta repórter: "Para mim, o mais difícil de fazer, e também no final o mais divertido, foi o de drogas, porque a ideia ali é... Você já sentou com seu pai ou com sua mãe e conversou uma hora só de drogas, falando de experiências? Você faria isso?"
A resposta é não — mas talvez o podcast seja o incentivo perfeito para iniciar a discussão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.