BBB 23: Por que Guimê e Sapato estão sendo acusados de importunação sexual?
MC Guimê e Cara de Sapato vêm sendo acusados de importunação sexual contra Dania Mendez no BBB 23 (Globo). A mexicana chegou ontem na casa para um intercâmbio no reality show brasileiro.
O que aconteceu?
Durante a festa, MC Guimê alisou as costas e, possivelmente, o bumbum de Dania. O momento foi flagrado pelas câmeras do programa. Nas imagens, Guimê e Dania conversavam com Cara de Sapato e Domitila. Incomodada, a mexicana tirou as mãos dele do local. Em seguida, Guimê deu um abraço na influenciadora.
Já Cara de Sapato deu um "selinho" da sister, sem seu consentimento. Os dois estavam no quarto, quando Dania brincou: "Sapato atrevido". Nesse momento, o lutador de MMA roubou um selinho da mexicana.
É crime?
Segundo o advogado com atuação na área empresarial e criminal Akira Chiarelli Kobayashi, em entrevista a Splash, os casos podem ser punidos com um a cinco anos de prisão: "Se Dania Mendez não consentiu tanto quanto para o toque em seu corpo, como para o beijo forçado, podemos dizer que estamos diante do crime de importunação sexual".
O profissional detalha que qualquer atitude que tenha conotação de cunho sexual (como toque íntimo e contato corporal erótico) contra alguém que não consetiu é contra a lei. "O que se busca preservar com o presente crime é a dignidade sexual da pessoa, de não ter a sua liberdade sexual violada" diz Kobayashi.
Qual a diferença entre importunação sexual e assédio?
Driele Floriano, especialista em Direito das Famílias, Infância e Violência Doméstica, explica: "o assédio é praticado por quem abusa da sua condição hierárquica (como chefes) e está mais associado a constrangimento, enquanto importunação sexual é a violação do corpo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.