Topo

MP pede suspensão de show no DF e alega que banda fez apologia ao nazismo

Ministério Público pediu cancelamento de show da banda norueguesa Mayhem - Per Ole Hagen/Redferns/Getty Images
Ministério Público pediu cancelamento de show da banda norueguesa Mayhem Imagem: Per Ole Hagen/Redferns/Getty Images

De Splash, em São Paulo

17/03/2023 21h41

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios solicitou o cancelamento do show da banda norueguesa de black metal Mayhem, marcado para a próxima quarta-feira (22), alegando que o grupo está envolvido em práticas discriminatórias, como apologia ao nazismo, violência e mutilação.

O órgão solicitou a tomada das providências necessárias para que o evento não aconteça, além da interrupção da divulgação e venda de ingressos. As informações foram confirmadas no site oficial da instituição.

"Há evidências de que integrantes e ex-integrantes da banda estão envolvidos com apologias neonazistas, suicídio, canibalismo e assassinato, além de diversos tipos de violências e discriminações, incluindo queima de igrejas, referências à extrema violência, incitação à mutilação, declarações racistas e antissemitas", diz um trecho do comunicado oficial.

Um show da banda que ocorreria na próxima terça-feira (21) em Porto Alegre já foi cancelado, afirmou o Ministério Público.

Toinha Brasil posta nota da Mayhem neganfo apologia ao nazismo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Toinha Brasil posta nota da Mayhem neganfo apologia ao nazismo
Imagem: Reprodução/Instagram

"A recomendação é assinada por membros dos Núcleos de Direitos Humanos e da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, bem como da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal", completa o texto.

Splash entrou em contato com a banda Mayhem. A reportagem será atualizada caso a banda norueguesa se pronuncie sobre as acusações.

A Toinha Brasil, casa de shows que anunciou a apresentação do grupo norueguês em Brasília, compartilhou um posicionamento de um dos integrantes e defendeu os músicos. "Saibam e conheçam a banda antes de falar besteira", diz uma publicação no perfil do estabelecimento.

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (www.cvv.org.br) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.