Topo

Atriz que hoje trabalha com pornô já foi atacada por se recusar a posar nua

Caitlin Stasey produz e dirige filmes pornô na Austrália - Reprodução/Instagram
Caitlin Stasey produz e dirige filmes pornô na Austrália Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

21/03/2023 10h30

A australiana Caitlin Stasey chamou atenção nesta semana ao falar sobre seu novo ramo de trabalho, a indústria pornô.

Hoje ela dirige e produz filmes explícitos, mas em 2015 se envolveu em uma polêmica por outro motivo: Caitlin foi criticada por se recusar a posar nua numa revista.

Caitlin, que já atuou no terror "Smile" e nas séries "Please Like Me" e "Reign", lançou em 2015 um site dedicado ao público feminino. Lá, mulheres publicavam suas histórias acompanhadas de sessões de fotos em que apareciam nuas, fotografadas por mulheres. A própria atriz aparecia nua no site.

Ela conta que, depois de lançar o projeto, foi convidada para posar de lingerie para uma revista, mas não gostou da forma como foi abordada: "Nunca pediram minha opinião ou o meu consentimento. Meu corpo seria simplesmente usado como um acessório para vender a revista. E eu, a humana ocupando esse acessório, não era parte da discussão", escreveu a atriz no site Jezebel após a experiência.

Caitlin diz que deu ideias de como o ensaio poderia combinar com seu discurso de empoderamento. Nos dias anteriores à sessão de fotos, ela descobriu que, na verdade, o combinado era que ela estivesse nua nas imagens — apesar de ninguém ter pedido sua permissão. Ela deu novas sugestões, e então a revista cancelou a matéria em que ela apareceria.

A repercussão fez com que a atriz ganhasse fama de mimada: "Talvez você me conheça como uma menina histérica e desesperada por atenção, que minimiza o feminismo tendo a opinião lunática de que nossos corpos são bonitos e merecem ser celebrados — e que, ao mesmo tempo, o meu corpo pertence a mim".

"Foi um lindo lembrete de como o mundo vê mulheres jovens: nossa melhor versão é quando estamos nuas e sem reclamar", refletiu a atriz.

Hoje, ela é sócia de uma produtora que faz filmes adultos voltados ao público feminino. Em entrevista a Allie Oops no ano passado, ela explicou:

Dirigir conteúdos adultos sempre foi um sonho meu. Sempre senti que poderia contribuir com algo interessante para este mundo, e sempre fui uma fã do gênero. Caitlin Stasey

"Tem sido muito tranquilo. Na verdade, tem sido mais colaborativo e acolhedor do que muitos dos sets de filmagem de filmes comuns em que já estive", completou.