Fátima Bernardes diz ter sofrido assédio e encoraja mulheres a reagirem
A apresentadora Fátima Bernardes, 60, declarou que já sofreu assédio ao afirmar que é "impossível uma mulher não ter vivido isso em algum momento".
Durante participação no programa Papo de Segunda (GNT), a artista afirmou que, ao falar sobre esse tema, "várias situações" vêm a sua cabeça, mas ressaltou que "sempre" teve "consciência do que estava acontecendo", e que "sempre" foi reativa aos assédios sofridos.
"Sempre fui muito reativa e percebia que estava errado. Não sei se foi com pai e mãe conversando, mas eu sei que tinha muito claro que aquilo não era para ser assim. De alguma maneira, tinha uma certa força. Porque eu acho que o que falta, muitas vezes, é a percepção e a coragem. Muita gente não tem essa garantia, elas têm medo", falou.
Fátima Bernardes encorajou que as mulheres reajam quando forem assediadas e, tão importante quanto, que não culpem outras mulheres. A apresentadora citou o caso de importunação sexual ocorrido no BBB 23 (Globo) que culminou na eliminação de MC Guimê e Cara de Sapato.
"A gente vive em um mundo tão difícil, que a gente quer que o mundo mude sem agredir os nossos. O que falta é uma conversa mais franca entre os homens. Falta um pouco mais de crítica e isso existe muito entre as mulheres ainda, infelizmente. Muitas vezes, outras mulheres veem com parcimônia um comportamento, por exemplo, que a gente viu no BBB, distribuindo culpa. Quando não tem que distribuir culpa", opinou.
A culpa é de quem cometa a ação e não de quem sofreu a ação, independente se houve ou não reação. Isso vai encorajar essas mulheres a falarem e gritarem diante do que incomoda."
Por fim, Fátima Bernardes rechaçou a "justificativa" de "hoje está muito difícil" saber diferenciar entre o que é paquera e o que assédio. "Pergunta para uma mulher se ela tem alguma dúvida. Ela tem certeza, não tem dúvida nenhuma."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.