Topo

Gentil quis ser Leifert e Fátima, e amargou geladeira após 15 anos na Globo

Fernanda Gentil não empolgou no comando do "Zig Zag Arena" - João Cotta/Rede Globo/Divulgação
Fernanda Gentil não empolgou no comando do 'Zig Zag Arena' Imagem: João Cotta/Rede Globo/Divulgação

De Splash, em São Paulo

21/03/2023 04h00

Fernanda Gentil, 36, anunciou que deixou a TV Globo após 15 anos no último dia 8 de março. Vista como trunfo da emissora para o esporte e entretenimento, a jornalista deixa o canal após amargar a geladeira na reta final do contrato.

A apresentadora teve trabalhos de destaque no esporte da emissora carioca e mudou para o entretenimento apostando que conseguiria repetir os sucessos das transições dos colegas de canal Tiago Leifert, 42, e Fátima Bernardes, 60.

Entretanto, Gentil não conseguiu dar o retorno esperado em audiência nos programas Zig Zag Arena e Se Joga ou atuando em quadro do É de Casa e irá entrar para o mundo dos jornalistas com canal no Youtube.

Splash relembra a trajetória da jornalista Fernanda Gentil na TV Globo.

Chegada no esporte da Globo

Após trabalhos na Rádio Transamérica, Esporte Interativo e TV Band, Fernanda Gentil chegou à TV Globo em 2009 para atuar na produção do SporTV e pouco depois iniciou a trabalhar como repórter do programa É Gol.

Entre 2010 e 2011, ela ganhou a oportunidade como apresentadora do programa É gol. No ano seguinte, a boa desenvoltura em frente as câmeras abriu a oportunidade dela comandar o bloco de esportes do Jornal da Globo, na TV aberta.

Em 2014, Gentil se destacou na cobertura da Copa do Mundo pela Globo — viralizando, inclusive, com choro após o 7 a 1 sofrido pelo Brasil — e entrou no elenco de substitutos de Tiago Leifert no Globo Esporte para todo o Brasil.

Fernanda chorando ao vivo após o 7x1 - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fernanda chorando ao vivo após o 7x1
Imagem: Reprodução/TV Globo

Adepta do jornalismo livre e leve e autêntica, Gentil era constantemente comparada a Tiago Leifert por trazer um estilo de trabalho fora ao que era padronizado pelos demais apresentadores do Grupo Globo.

Assim, a jornalista teve chance nas edições do Globo Esporte SP e RJ quando o canal decidiu regionalizar a atração esportiva e pouco depois conquistou a vaga de apresentadora do Esporte Espetacular.

O brilho no esporte fez a emissora carioca ver com bons olhos a jornalista comandando um programa de entretenimento.

Fernanda Gentil quando era apresentadora do "Globo Esporte" - João Cotta/Globo - João Cotta/Globo
Fernanda Gentil quando era apresentadora do "Globo Esporte"
Imagem: João Cotta/Globo

Sem sucesso no entretenimento

No final de 2018, Fernanda Gentil tomou a decisão de aceitar o desafio de trocar o esporte pelo entretenimento da Globo. Assim, seguindo os passos de Fátima Bernardes, Pedro Bial e Tiago Leifert, Zeca Camargo e Patrícia Poeta dentro da emissora.

"Estou muito feliz com mais esse desafio e animada com o novo ciclo. O esporte foi onde eu mais quis trabalhar na vida e, depois de 10 anos no esporte do Grupo Globo, fecho esse ciclo com a ótima sensação de missão cumprida, com o coração apertado e a alma em festa", disse Fernanda ao UOL, na época.

"Mas essa é só mais uma transição, como várias outras que já aconteceram - não fui a primeira e nem serei a última. Então, que seja de forma natural e traga o que todo imenso desafio traz: novas metas, maturidade, obstáculos, e, se tudo der certo, conquistas. Vou trabalhar para isso", completou a apresentadora.

Depois de nove meses trabalhando ao lado de José Bonifácio Brasil de Oliveira, mais conhecido como Boninho, Fernanda Gentil estreou como apresentadora do Se Joga, no dia 30 de setembro de 2018.

Fernanda Gentil no Se Joga divulgação  - Divulgação/Victor Pollak/Globo - Divulgação/Victor Pollak/Globo
Fernanda Gentil no Se Joga divulgação
Imagem: Divulgação/Victor Pollak/Globo

A atração semanal que substituía o icônico Vídeo Show era ao vivo e prometia reunir jogos, informação e comportamento com uma linguagem ligada ao universo digital.

"Eu acho que hoje em dia a gente não acorda sem dar a famosa ronda para ver o que está rolando. Muita gente não espera mais o jornal impresso chegar na porta de casa, vai direto para os sites e para os portais. A gente tentou trazer essa linguagem para a televisão para fazer parte dessa ronda. A pessoa tem que saber que com a gente ela também vai estar bem informada, principalmente sobre o que está viralizando e o que está sendo notícia entre as rodas de família, amigos, parentes, no trabalho. Então, a famosa nuvem de palavras, que vai abrir o nosso programa, vai trazer essa ronda digital dentro da televisão", contou ela.

Entretanto, o Se Joga, em que ela apresentava com Érico Brás e Fabiana Karla, não caiu no gosto do público e a baixa audiência era constante. Durante a pandemia da covid-19, a Globo tirou o programa do ar e deixou Fernanda Gentil como eventual substituta de Fátima Bernardes no Encontro.

Em março de 2021, o Se Joga retornou para a grade da Globo com novo horário aos sábados, mas também não engrenou no ibope e foi tirado do ar para a exibição de filmes.

Zig Zag Arena - Fernanda Gentil com Marco Luque, Hortencia e Everaldo Marques - João Cotta/Divulgação - João Cotta/Divulgação
Zig Zag Arena - Fernanda Gentil com Marco Luque, Hortencia e Everaldo Marques
Imagem: João Cotta/Divulgação

Poucos meses depois, Fernanda Gentil estreou estreou em novo desafio: o Zig Zag Arena. A aposta da Globo era manter um programa familiar para elevar a audiência nas tardes de domingo.

A atração tinha formato baseado em brincadeiras infantis, mesclando convidados anônimos e famosos, mas também enfrentou problemas com a audiência desde o início de outubro, e foi tirado do ar com apenas dois meses.

O último projeto de Gentil na Rede Globo foi com um quadro especial de Copa do Mundo no Mais Você. A repercussão do trabalho, mais uma vez, não foi das melhores e desde então a profissional ficou na geladeira — sem nem ser chamada para ser apresentadora substituta dos programas diários.

Antes de acertar a saída da Globo, Fernanda Gentil havia conseguido acordo com o canal para lançar um canal no Youtube. Agora que está livre de contrato, a jornalista tende a investir pesado nas redes sociais.

Voltar ao esporte?

Enquanto estava na geladeira da TV Globo, Fernanda Gentil foi questionada no podcast "Fala, Brasólho", do jornalista Fred, se aceitaria voltar ao esporte do canal.

Ela, então, declarou que o "esporte não ia mais ocupar o seu coração" por ter fechado o ciclo.

"O esporte ocupa no meu coração um lugar que mais nada vai ocupar, mas eu fechei aquele ciclo", afirmou. "Não volto só para o esporte. Eu posso falar de esporte como entretenimento, porque o esporte é um entretenimento, mas eu estou me aventurando e estou amando", acrescentou.