'Racismo mata': Fred Nicácio diz que vai processar trio por intolerância
Fred Nicácio pediu a atenção dos brothers na Casa do Reencontro do BBB 23 (Globo) para falar do caso de racismo religioso que sofreu durante o reality.
O médico disse que, embora algumas decepções fiquem no jogo, casos de racismo matam, e são crimes. Fred, inclusive, disse que irá acionar seus advogados para levar o caso de racismo religioso para a Justiça.
Fred Nicácio: "Coisas do jogo acontecem, a gente consegue identificar o que é jogo e o que não é. Todo mundo erra, todo mundo acerta, ninguém é perfeito. Tem coisas que devem ficar no jogo. Traição, mentira, enganação, faz parte do jogo. Isso são decepções que ficam no jogo. São articulações do jogo e cada um faz o que deve fazer".
Tem coisas que não dá pra ficar no jogo. Racismo não tem como ficar no jogo. Infelizmente, racismo mata. Não é como decepção. Racismo mata pessoas todos os dias, me mata desde que eu nasci. Eu tenho um alvo nas minhas costas desde que nasci apenas por ser preto.
Fred Nicácio
"Quando vocês falam e fazem aquelas coisas que eu vi depois, aquilo me engatilhou demais. Quando vocês três - Gustavo, Key e Cristian - praticam racismo religioso comigo, eu descubro isso lá fora, e isso me deixou muito engatilhado. (...) Racismo, para além de não ter nada a ver com jogo, é crime. O que vocês fizeram é criminoso. Racismo religioso é uma coisa muito séria".
Fred: "Vocês disseram que foi um mal-entendido, mas não foi um mal-entendido. Nessas de mal-entendido nós temos 500 anos de preconceito racial no Brasil, e 500 anos de pessoas como eu, Tina e Paula sofrendo. O que vocês fizeram aniquila pessoas. Anula oportunidades. (...) Vocês nunca vão saber o que é ter um olhar atravessado pra vocês por causa da sua cor. (...) Fiquei muito adoecido com o que vocês fizeram comigo. Não tenho raiva, não é rancor, não é mágoa. É dor. Vocês me causaram dor. O que vocês fizeram foi crime, e meu jurídico vai acionar vocês lá fora. Vocês vão ter que responder judicialmente por isso".
Reações
A fala provocou reações do trio. Cristian e Gustavo focaram em se desculpar.
Cristian: "Queria te pedir nem desculpas, é perdão. Quando eu falei que tu tava fazendo suas coisas, é que eu não sabia que o que você leva na mão é um terço, não sabia explicar o que era. Nunca achei que você estivesse fazendo coisas ruins pra mim. A minha ignorância acabou me dando medo dessa situação. Acho justo você levar pro seu jurídico, enfim. Mas o que eu queria falar com você é: perdão pelas minhas falas, porque realmente vi que é uma coisa errada"
Gustavo: "Também quero pedir perdão, pelo jeito que a informação chegou até mim. Acho que qualquer pessoa que ouvisse que tinha alguém parado na sua cama iria ficar com medo. Você tem direito de levar adiante se você achar que tá certo isso, mas queria pedir perdão de coração pelo que aconteceu lá dentro. Foi ignorância minha de não saber todas as religiões"
Já Key negou que tenha sido racista com Fred.
Key: "Entendo, te peço muitas desculpas mesmo. O que a gente fez foi erradíssimo. Te peço perdão real de tudo que aconteceu. Mas, racismo a gente não praticou. Porque poderia ser qualquer outra pessoa. Não é porque você é negro, não é nada disso. As coisas tão indo pra outro rumo. Você pode falar que a gente foi intolerante, de que a gente falou da religião, ok. Isso a gente tá pedindo desculpa. Sempre vi isso como uma coisa errada. Eu vim de uma criação errada que isso era errado. Mas falar que a gente é racista é outro nível. Porque poderia ser qualquer outra pessoa. Porque não é porque você é negro. Minha família é negra"
A fala de Key sobre sua família ser negra foi rebatida imediatamente por Tina: "Esse é o primeiro discurso de toda e qualquer pessoa racista".
O que aconteceu?
Key Alves, Gustavo e Cristian foram acusados de intolerância religiosa por conta de uma conversa quando ainda estavam no elenco principal do BBB 23.
- Cristian contou que viu Fred Nicácio em frente à cama de Key e Gustavo de madrugada.
- A sister perguntou o que Nicácio fazia, e Cristian afirmou que não sabia, dizendo ainda estar "cagado" de medo.
- A jogadora disse que vai apertar o botão e que não quer mais ficar na casa.
- "O que eu vi foi o seguinte: ele estava parado, fazendo os negócios dele, na cama. Aí eu olhei de novo e ele estava rezando e eu comecei a rezar também", detalhou Cristian.
O caso fez Tadeu Schmidt se manifestar e dar uma bronca na casa, o que provocou reações. Após o programa, Cristian disse não ser intolerante e Key afirmou sentir vergonha do episódio. Gustavo também tentou se explicar ao lado de Nicácio no Domingão. Os três, porém, não tocaram no assunto ao retornarem para a Casa do Reencontro nesta terça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.