Topo

Lúcio Mauro Filho sai em defesa de artistas que pedem ajuda financeira

Lúcio Mauro Filho falou sobre artistas que precisam pedir ajuda financeira - Victor Pollak/Globo e Paulo Belote/Globo
Lúcio Mauro Filho falou sobre artistas que precisam pedir ajuda financeira Imagem: Victor Pollak/Globo e Paulo Belote/Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/03/2023 10h52

O ator Lúcio Mauro Filho, 48, saiu em defesa de artistas que precisam pedir ajuda financeira, ao comentar o caso do ator Marcos Oliveira, 66, que foi seu colega de elenco no seriado A Grande Família (Globo).

No podcast Flow, Lúcio Mauro, ao ser questionado sobre a situação de Marcos, que nos últimos anos precisou pedir ajuda financeira aos fãs e amigos para sobreviver e tratar um problema de saúde, contou que Oliveira enfrenta uma doença rara desde antes de interpretar o Beiçola.

Ele contou que antes do seriado da Globo, trabalhou em uma peça de teatro ao lado de Marcos, em que o ator precisava subir no palco com uma sonda para o xixi e outra sonda para o cocô.

Ao falar especificamente sobre as dificuldades financeiras de Oliveira, Lúcio Mauro destacou que durante a pandemia de covid-19 o ator ficou sem oportunidades de emprego, e, nessa situação, quem não tinha uma reserva, passou dificuldades. Ainda, ele ressaltou que o fato de uma pessoa ter carreira artística não é sinônimo de riqueza, e que muita gente não tem noção do "corre" nos bastidores.

"O Marquinho tem um problema de saúde que vem com ele desde antes de A Grande Família. A gente fazia uma peça juntos e Marquinho fazia a peça com uma sonda de xixi e outra de cocô, já com esse problema raro", iniciou.

"Aquele momento da Grande Família foi de estabilidade, porque, puxa, plano de saúde, ganhando um salário bom e tal... Aí depois da Grande Família ele ainda fez bons trabalhos e aí veio essa doença desgraçada [covid] que deixou todo mundo sem trabalhar, e aí quem não tinha um colchãozinho, se fodeu", continuou.

"E aí uma pessoa que tem uma doença como a do Marquinho, que demanda tratamento pesado, grana pra caralho... e aí, porra, foi foda, e ele saiu aí pedindo... Quando vejo alguém falando: 'porra, mas não juntou dinheiro'... Não sabe do corre. Essas paradas para a pessoa sair por aí pedindo ajuda... Um grande artista, se estivesse nos EUA, em qualquer outro lugar decente, era outra parada... Um puta de um ator foda, a história do Marquinho no teatro é foda. Ele fez grandes espetáculos... Mas é aquilo, a internet é zero estável, a televisão também... seca, porque chega uma hora que não tem mais papel para você. O que a gente viveu na Grande Família foi muito raro", completou.

Ator enfrentou dificuldades

Nos últimos anos, Marcos Oliveira pediu ajuda aos fãs para custear o tratamento de saúde, além de despesas referentes ao aluguel. Em outubro de 2022, Oliveira disse ser "duro" ter que recorrer à internet para pedir auxílio, mas que não tinha outra opção.

Em julho do ano passado, o ator passou por uma cirurgia na fístula da uretra. Na ocasião, Tatá Werneck ajudou ao conseguir um plano de saúde para ele.