SBT contraria Christina sobre fim do Casos de Família: 'Descansar a imagem'
Famoso por discutir conflitos familiares na TV, o Casos de Família deixou a grade de programação do SBT nesta semana após 19 anos no ar. A emissora de Silvio Santos não decretou o fim do projeto, mas, sim, decidiu dar um descanso ao produto.
Inicialmente, a apresentadora Christina Rocha, 65, comunicou que o programa chegou ao fim, na última sexta-feira (17), agradecendo aos fãs que a acompanharam em quase 14 anos à frente da atração.
E a vida é assim, as pessoas vêm e vão, ciclos se findam para novos chegarem. Foram muitos anos de alegria, amizades, loucura rsrs, emoções. E o Casos de Família chega ao fim.
Christina Rocha
Splash entrou em contato com o SBT para confirmar o fim do projeto e saber o que o canal planejava para preencher a grade de programação. A resposta, no entanto, foi que a emissora está dando um "descanso na imagem" do programa.
"O Casos de Família ficará fora por um tempo para descansar a imagem do produto", informou o SBT em contato com Splash, sem dar detalhes de quanto tempo foi planejado pela direção do canal.
Questionados sobre o futuro de Christina Rocha, a emissora informou que ela "segue contratada" após a paralisação da atração. Na postagem sobre o fim da atração, a apresentadora usa a hashag "novos desafios" para fazer mistério.
O "Casos de Família", que ficou no ar de 2004 a 2023, era baseado em conflitos interpessoais que acontecem diariamente entre familiares, vizinhos e até colegas de trabalho. Ele foi apresentado pela jornalista Regina Volpato de 2004 a 2009 e, em seguida, a apresentadora Christina Rocha assumiu o comando da atração.
No programa, os convidados discutiam os casos do cotidiano com a apresentadora e a plateia e ainda ganhavam uma orientação de uma psicóloga de como encontrar uma solução dos problemas.
Programa quase acabou ano passado
Em agosto do ano passado, o SBT enviou comunicado a Splash informando que as gravações do Casos de Família seriam suspensas, mas havia chance que a atração voltasse à grade de programação em 2023.
"A assessoria de comunicação informa que o SBT irá suspender as gravações do programa Casos de Família a partir desta semana. A emissora informa que o programa poderá voltar em 2023, com nova temporada e novas histórias. Vale lembrar que a apresentadora Christina Rocha permanecerá contratada do SBT. No horário da atração serão exibidas novelas. O Casos de Família ficará no ar até 7 de setembro", dizia o comunicado.
Entretanto, nove dias depois da suspensão, o canal de Silvio Santos reconsiderou a decisão e anunciou que o programa seguiria no ar com algumas novidades.
"A direção do SBT reconsiderou e, o "Casos de Família" permanece na grade. Porém, com novidades", comunicou o canal.
Na época, Christina Rocha afirmou que o programa seguiria no ar por "estratégia de programação" do SBT, mas deixou no ar que o fim poderia estar próximo.
"Formato engessado"
Há algum tempo, o SBT analisa como trazer novidades para a tração que ficou famosa por trazer discussões de problemas familiares para a TV.
A própria Christina Rocha relatou no ano passado após o primeiro indício que a atração sairia do ar que a falta de novidade era vista como um problema para manutenção do programa.
"Eu já imaginava [que ia acabar]. É um formato engessado, chega uma hora que acaba sendo repetitivo. O que gostaria era de ter feito [o programa] em outras cidades, mas não tivemos condições. Não é fácil fazer 13 anos sem nenhum recurso, até pela falta de convidados. O 'Casos de Família' é sobrevivente", desabafou Christina, ao "Vênus Podcast".
Eu já tinha conversado sobre isso, sobre a possibilidade de dar uma melhorada em algumas coisas. Eu já imaginava [que ia acabar], a gente sempre foi o coringa da casa. O Casos de Família é sobrevivente.
Christina Rocha
Ela também disse que estava empolgada com a possibilidade de explorar novos horizontes profissionais. "Eu estava saturada, não gosto de ficar acomodada. Não sou a Christina do 'Casos de Família', sou a Christina do SBT - sou apresentadora", afirmou.
"São casos reais"
Durante os quase 20 anos no ar, o "Casos de Família" enfrentou diversos questionamentos sobre a veracidade dos casos apresentados no palco. As histórias geravam dúvidas no público em virtude dos temas pitorescos.
Em entrevista ao UOL, em 2019, Christina Rocha comemorou estar no comando do programa e desmentiu que os casos envolvendo barracos eram armados pela produção.
"São casos reais. Eu não mentiria sobre isso. Me irrita profundamente falarem que é armação. Se fosse mentira eu não daria a cara a tapa. Sou super ética. Se eu falo que são reais, parece que eu é que sou mentirosa. Sou uma jornalista, eu tenho um nome a zelar e sempre agi corretamente", afirma a jornalistas que acompanharam as gravações do aniversário do programa, que estreou com ela no comando em 4 de maio de 2009.
Christina Rocha, inclusive, virou meme nas redes sociais com os casos mais "criativos" do "Casos de Família". Ela contou que se divertia em ver o seu rosto em brincadeiras relacionadas ao dia a dia na internet.
Eu adoro virar meme, vejo todos. Tem uma página no Facebook que cria memes do programa. É uma grande propaganda para nós. Até no "BBB" eu fui parar. Acho muito legal.
Christina Rocha
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.