Topo

Casamento, bolo na cara, polícia: as loucuras de amor dos fãs de Xuxa

De bolo na cara a bênção de casamento: fãs de Xuxa fazem de tudo pelo ídolo - Michael Fred/Diego Sousa/Jane Mary/Arquivo pessoal
De bolo na cara a bênção de casamento: fãs de Xuxa fazem de tudo pelo ídolo Imagem: Michael Fred/Diego Sousa/Jane Mary/Arquivo pessoal

De Splash, em São Paulo

24/03/2023 04h00

Prestes a completar 60 anos, Xuxa não parece ser a pessoa carregada de história que sabemos que ela é. Não por não ter orgulho de sua trajetória ou por não levá-la consigo por onde passa, mas por manter a capacidade de, acima de tudo, ser absolutamente humana.

Para seus fãs fiéis, esse é um dos motivos que fazem da eterna Rainha dos Baixinhos alguém tão especial. Dona de uma trajetória ímpar no cenário artístico brasileiro, Xuxa reúne uma legião de apaixonados que fazem de tudo para chegar perto dela e demonstrar seu amor.

Um desses apaixonados é Diego Sousa. De 37 anos, o professor de língua portuguesa que mora em João Pessoa (PB) considera Xuxa parte de sua família.

"A Xuxa continua representando para mim um bom exemplo. "Sou do mesmo signo que ela, e sempre me decepcionei muito com as pessoas. E ela é uma pessoa que nunca me decepcionou. Minha mãe, minha sobrinha, meu avô nunca me decepcionaram. Para mim, ela é como uma pessoa da família, que eu respeito, que eu admiro, que sigo o exemplo e lembro e enalteço a pessoa dela", declara, contando que, no Dia Mundial da Síndrome de Down, falou para suas turmas de Ensino Médio da importância de Xuxa na luta.

Diego Sousa e Xuxa - Diego Sousa/Arquivo pessoal - Diego Sousa/Arquivo pessoal
O professor de língua portuguesa Diego Sousa com Xuxa na gravação de um programa
Imagem: Diego Sousa/Arquivo pessoal

Assim como muitos adultos de hoje, Diego cresceu assistindo ao Xou da Xuxa. "Todos os dias eu chorava quando a nave ía embora, achando que ela nunca mais iria voltar", recorda.

Hoje, sua história continua atravessada pela dela de maneiras profundas. Diego viu Xuxa pela primeira vez em 2010, quando ela foi para Recife com a Monange Dream Fashion Tour. "Fui de táxi para Recife porque não havia mais transporte. Deu uns R$ 250 na ida e R$ 250 na volta, para ver a Xuxa por 5 minutos."

Anos depois, ele descobriu que aquela foi a primeira vez que o seu namorado, também fã de Xuxa, a viu de perto. "Nós dois, muito fãs, a conhecemos na mesma noite. Hoje estamos namorando e vamos nos casar no navio dela, na presença dela."

Diego e o namorado, João, passaram dois meses rodando por Recife, Fortaleza, São Luís e Belém nas gravações do reality "Caravana das Drags", do Prime Video.

Em uma dessas gravações, ele conseguiu chegar perto de Xuxa e dizer para ela o quanto a amava. Mais tarde, publicou um vídeo em seu Instagram contando que realizou este sonho, e que o outro grande desejo era que ela fosse sua madrinha de casamento. A própria comentou na publicação aberta à possibilidade de abençoar o matrimônio. Por isso, os dois resolveram concretizar a união no Navio da Xuxa.

Diploma de Fã

Diploma fã da Xuxa - Henrique Santana/Arquivo pessoal - Henrique Santana/Arquivo pessoal
Henrique Santana é fã de Xuxa desde os anos 1980 e fez diploma para que ela assinasse
Imagem: Henrique Santana/Arquivo pessoal

O especialista em sistemas Henrique Santana conta que se encantou com Xuxa por ser "órfão do Balão Mágico" e descobrir um novo programa infantil.

"Quando veio de novidade uma mulher descendo de uma nave, bonita daquele jeito, fiquei impressionado. Era muita cor! Lembro-me desse primeiro encantamento. Na infância dos anos 80, era rua ou ficar em casa. E, em casa, era vendo TV ou brincando de alguma coisa. Quando meus pais se separaram em 1991, lembro-me da minha trabalhando sozinha na máquina e eu na TV. Quando ela trabalhava, eu ficava muito tempo sozinho e, nisso, fiquei muito envolto com Xuxa. Ela foi uma espécie de babá eletrônica. Me ajudou muito."

A Xuxa me ensinou a ser uma pessoa que respeita os animais, a natureza, as pessoas. Ela ajudou a formar o meu caráter. Me espelhei muito em uma pessoa batalhadora que não precisou se vender para ter o sucesso que ela tem.

É por esta paixão que alguns dos admiradores de Xuxa romper qualquer barreira por um contato com ela. Henrique já rasgou uma calça jeans ao subir no portão da Record e ficou na rua até 2h da manhã para que Xuxa assinasse seu diploma de fã.

Henrique - Henrique Santana/Arquivo pessoal - Henrique Santana/Arquivo pessoal
Henrique Santana coleciona fotos com Xuxa e é moderador de um grupo de fãs no Facebook que reúne quase 20 mil membros
Imagem: Henrique Santana/Arquivo pessoal

"Na coletiva quando ela foi assinar o contrato da Record, eu era um dos fãs que estavam no evento. Saímos correndo para o portão para pegá-la na saída", conta. "Eu subi o portão da Record, que tem uns 3 metros, e rasguei minha calça do cós até o joelho e fiquei na rua literalmente de cueca de fora."

Em outra ocasião, no ano passado, ele e um grupo de amigos esperavam por Xuxa nas gravações da série "Tarã", do Star+. "Ficamos uma semana inteira de madrugada esperando a saída dela. Em uma dessas saídas, às 2h da manhã, entregamos para ela alguns diplomas de fãs e ela assinou e autografou."

Casamento abençoado

Michael Fred  - Michael Fred/Arquivo pessoal - Michael Fred/Arquivo pessoal
Michael Fred e Mateus exibem foto com Xuxa e Junno Andrade na parede de casa; na dedicatória, ela escreveu: 'Fred e Mateus, sejam felizes'
Imagem: Michael Fred/Arquivo pessoal

Para o publicitário Michael Fred, de 36 anos, Xuxa representa uma jornada de superação. "Venho de uma família simples que ninguém tinha ensino superior, todos condicionados a subempregos. A Xuxa me ensinou que eu poderia chegar onde eu quisesse, era só 'querer, poder e conseguir', como ela mesma diz."

Hoje, Michael é formado em Nutrição e Publicidade, tem pós-graduação e trabalha com marketing em uma consultoria educacional. "Me apaixonei por fotografia por causa das fotos dela, comecei a ter noção de roteiro, luz e TV por causa dela, e comecei a me aprontar melhor também por influência dela", declara.

"Ter a Xuxa como inspiração de profissional e ser humano me fez ser a pessoa que sou hoje, com toda certeza: não bebo, não fumo, respeito os animais e ,assim como muitas outras coisas, com certeza essas sementes foram plantadas por ela."

Hoje Michael é casado com Mateus, e ele fez questão de que o casal recebesse a bênção de Xuxa. "Ela foi uma das primeiras pessoas a saber que eu iria casar. Levei meu marido para contar a novidade a ela, que nos deu a bênção. Semanas antes do casamento, ela fez uma dedicatória linda na foto que tiramos esse dia, que fica na sala da nossa casa."

Bolo na cara e uma (quase) treta com a polícia

Michael e xuxa - Michael Fred/Arquivo pessoal - Michael Fred/Arquivo pessoal
Michael pediu para Xuxa dar bolo na cara em seu aniversário; pedid foi atendido
Imagem: Michael Fred/Arquivo pessoal

Em 2012, Fred foi trás de Xuxa na gravação de um DVD de Padre Marcelo Rossi. "Uma colega do Rio, Dayana, trouxe uma faixa de vários metros em que estava escrito 'Força, Aldinha', já que a mãe de Xuxa iria operar na Argentina dias depois. Ela pediu ajuda para estendermos a faixa para que a Xuxa visse do palco", recorda.

No entanto, a situação logo escalonou.

"Algumas pessoas da platéia acharam que estávamos fazendo algazarra. Como eu sou alto, devem ter achado que eu era o 'comandante'. Um policial veio até mim e disse que, se eu continuasse a causar bagunça, estaria preso. Na fúria e sem pensar, comecei a falar alto com ele que estávamos ali para fazer uma homenagem e que se isso fosse motivo para prisão, poderia me levar. Por sorte, ele deve ter entendido e saiu rindo. Continuo com meu réu primário intacto."

No ano passado, Michael quis receber um presente especial de Xuxa em seu aniversário. "Fui até a gravação da série 'Tarã' esperar ela sair com dois pedaços de bolo. Como ela costumava sempre fazer guerra de bolo com Ana Maria Braga, pedi para ela me dar esse presente inusitado: bolo na cara. Ela amou a ideia."

'Deixei minha filha com minha sogra para ir num show'

Jane - Jane Mary/Arquivo pessoal - Jane Mary/Arquivo pessoal
Jane (no topo) passou dias ajudando na festa de 25 anos da então Fundação Xuxa, em 2014, e quase derrubou o bolo
Imagem: Jane Mary/Arquivo pessoal

A vendedora Jane Mary, hoje já avó de uma menininha de dois anos, deixou a filha com menos de um mês de vida com a sogra para viajar e ir ver um show da Rainha dos Baixinhos.

"É difícil descrever a importância que a Xuxa tem na minha vida. Ela me transmite paz, e estar ao lado dela renova as minhas energias. Não me canso de dizer a ela o quanto a amo e que ela é um anjo que Deus mandou para a Terra. Tenho muita sorte de fazer parte dessa geração que a tem como exemplo a ser seguido."

Jane é fã de Xuxa desde 1898, e a história aconteceu quando sua filha, hoje com 30 anos, tinha menos de um mês de vida. "Tirei o leite do peito e deixei para [a sogra] dar na mamadeira. E ela aceitou! Ou ficava [com a menina] ou ficava!"

Hoje, a neta de Jane a chama de "vóvuxa', justamente em virtude da paixão de fã. "E está no DNA", completa a avó. "Minha netinha também já gosta da Xu."