Topo

Apelido, ocupação escolar e 'aposta' no Lolla: quem é Ana Frango Elétrico?

Ana Frango Elétrico tocou no segundo dia do Lolla - Ana Beatriz Vieira
Ana Frango Elétrico tocou no segundo dia do Lolla Imagem: Ana Beatriz Vieira

De Splash, em São Paulo

25/03/2023 16h39

Ana Frango Elétrico, 25, foi uma das primeiras atrações do segundo dia de Lollapalooza 2023 em São Paulo. A cantora carioca comentou sobre os sete anos de carreira e explicou a origem de seu nome artístico.

"Cada hora inventam uma coisa (sobre o nome). Eu descobria a vanguarda paulistana durante pesquisas na adolescência e conheci Clara Crocodilo. Ana Frango Elétrico surgiu com amizades incentivando, saindo de um lugar pessoal para um artístico", disse em conversa exclusiva com Splash.

Em conversa com a revista Trip em 2020, Ana disse que "Frango Elétrico" também é uma variação de Fainguelernt, seu sobrenome de origem russa.

A artista afirmou que melhorar a própria estrutura e ser valorizada pelos festivais está entre os seus principais objetivos de carreira.

"Nenhuma apresentação que fizemos em festivais neste ano seria possível com o que oferecem. Optamos por não reduzir porque acreditamos no trabalho [...] A gente praticamente dá esse show de presente".

Quem faz música independente se vê sempre dando um jeito. Sou privilegiada por minha loucura ser escutada."
Ana Frango Elétrico

A cantora iniciou a carreira solo aos 18 anos se apresentando em escolas públicas do Rio de Janeiro ocupadas por alunos em 2016.

Segundo divulgado pela Agência Brasil na época, os estudantes pediam melhorias no sistema de ensino público e se mobilizaram contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241 e a reforma do ensino médio, proposta pela MP (Medida Provisória) 746. As ideias renderiam um investimento menor do governo direcionado à educação.

"Eu tinha uma banda na adolescência com amigos, sempre trabalhando com música independente. Por acaso, frequentando duas ou três ocupações em escolas, eu me apresentei sozinha pela primeira vez. Não parei desde então".

A música não foi o único caminho artístico procurado por Ana Frango Elétrico. A artista também foi aluna da Escola de Belas Artes, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

"Tenho uma pesquisa multidisciplinar envolvendo pintura, estamparia. Tinha grande interesse em artes visuais, não sabia que ia seguir como cantora", lembrou sobre o início de carreira.