Topo

ANÁLISE

Paralamas do Sucesso mostra que Lollapalooza também pode ser clássico

Herbert Vianna e os Paralamas do Sucesso tocam no Lollapalooza - Clayton Felizardo/Brazilnews
Herbert Vianna e os Paralamas do Sucesso tocam no Lollapalooza Imagem: Clayton Felizardo/Brazilnews

Yolanda Reis

de São Paulo, para Splash

26/03/2023 16h14

Os Paralamas do Sucesso se destacam no lineup do Lollapalooza Brasil 2023. Eles sobem ao palco entre Rashid e L7nnon. Quando a banda nasceu, porém, nenhum dos outros dois artistas eram nascidos (nem estava perto disso). Os Paralamas representam o clássico no Lolla.

A maioria do público do Lollapalooza, de acordo com monitoramento da Prefeitura de São Paulo, tem menos de 40 anos. Isso significa que, a cada dez pessoas da plateia de hoje, só uma era viva quando os Paralamas lançaram Cinema Mudo, disco de estreia, em 1983.

A demografia e estilos são bastantes diferentes entre banda e público. Mas isso não importou. O povo curtiu bastante.

Enquanto clássicos como "Lanternas dos Afogados", "A Novidade", "Óculos" e "Aonde Quer que eu Vá" ecoavam nos alto-falantes do Autódromo de Interlagos, a multidão balançava os braços no ritmo, e cantava quase todas as músicas. Mas mesmo as que não sabiam fazia o povo se mexer.

O show transbordou alegria e envolvimento, talvez pelo reconhecimento confortável das letras e melodias, talvez pela vontade de dançar que o som à ska traz.

Como banda, os Paralamas do Sucesso no Lollapalooza mostraram que não há idade e nem limite para curtir a música brasileira em festivais. É quase renovador, até, ver o clássico entre os novos.