Sem candidatura e em 'crise' no SBT, Silvio Santos busca vingança em série
Silvio Santos é retratado na segunda temporada da série "O Rei da TV", que estreia hoje no Star+, como alguém ressentido e buscando vingança após ter um dos seus sonhos frustrados.
Splash assistiu aos três primeiros capítulos, que retratam o empresário lançando candidatura à presidência em 1989, ficando decepcionado com a derrocada do plano político e decidido a "dar o troco", fazendo do SBT o novo líder de audiência no país.
Segundo os produtores, a série mistura fatos com ficção e não tem compromisso de ser uma produção documental. O SBT e a família de Silvio Santos não vão se manifestar oficialmente sobre a série, informou a assessoria de imprensa da emissora. Após a primeira temporada, filhas do apresentador criticaram nas redes sociais a produção, que classificaram como "lamentável".
A produção mostra Silvio Santos decidindo se candidatar após se comparar aos principais candidatos da época: Fernando Collor de Mello (PRN), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Maluf (PDS) e Leonel Brizola (PDT).
Em pesquisas apresentadas na série ficcional, Silvio apareceu com boas chances de chegar ao segundo turno. "O Rei da TV" também mostra Fernando Collor de Mello, candidato vitorioso, reclamando da entrada do comunicador na disputa.
A candidatura, oficializada em 31 de outubro daquele ano, foi impugnada pelo TSE em 9 de novembro. O tribunal afirma, em sua página de julgamentos históricos, que foram duas as causas: problemas de registro no Partido Municipalista Brasileiro (PMB), pelo qual Silvio Santos pretendia disputar, e o fato de ele ter sido considerado dirigente de uma emissora de TV, o que também impedia a candidatura.
Após encerrar a campanha relâmpago, Silvio Santos voltou a se concentrar nos rivais do seu ramo, a televisão. Fazer o SBT assumir o primeiro lugar em audiência no país virou o principal objetivo do comunicador. Especialmente para tirar do topo a Globo, que se torna alvo do ressentimento do empresário.
A série coloca a emissora de Roberto Marinho como decisiva para que a candidatura fosse barrada. Decepcionado, o personagem Silvio Santos diz que "eles" acabaram com seu sonho, não dá nome aos bois, mas assume o enfrentamento contra a Globo como sua nova missão.
'Não quisemos mostrar um Silvio Santos de mão beijada', diz ator
José Rubens Chachá, que interpreta o dono do Baú, afirma a Splash que a ideia da produção foi apresentar o personagem sem julgar valores.
"O grande desafio foi deixar a questão no ar. Você pode fazer o lado aproveitador do empresário que quer sempre o poder, e também o outro lado, positivo, caridoso e benevolente com o povo", diz o ator.
Não quisemos mostrar um Silvio Santos 'de mão beijada'. As pessoas que vão assistir terão dúvidas sempre. Até que ponto ele está sendo sincero?
José Rubens Chachá
A mulher e as filhas de Silvio Santos
O apresentador se preocupou em modernizar a programação do SBT, que enfrentava uma queda de audiência, para concorrer com a emissora de Roberto Marinho. A obra mostra Íris Abravanel (Leona Cavalli) envolvida com as decisões da empresa e planejando escrever sua primeira novela.
Leona contou uma curiosidade dos bastidores da gravação: um dos figurantes da série trabalha como pipoqueiro do SBT.
"Ele comentou com o Silvio que estava fazendo uma participação na série. O apresentador não sabia muito bem do que se tratava, mas disse que seria um sucesso por falarem da sua vida".
A segunda temporada da série também mostra o comportamento de Silvio em casa. As atrizes Elisa Romero e Barbara Maia entram para o elenco, vivendo as filhas Daniela Beyruti e Patrícia Abravanel, respectivamente, que passam a se envolver com a emissora do pai.
"Patrícia entende que pode ver os ídolos pessoalmente porque o pai é dono de uma rede de TV. Começa a entender a posição neste universo. Ela é herdeira, esse negócio será dela um dia", opina Júlia Jordão, que dirige a série com Marcus Baldini.
Cintia, Silvia, Renata e Rebeca, as outras quatro filhas do apresentador, também são representadas na série.
O Rei da TV - 2ª temporada
Estreia: 29 de março de 2023
Plataforma: Star+
Direção: Júlia Jordão e Marcus Baldini
Elenco: José Rubens Chachá e Mariano Mattos (Silvio Santos), Leona Cavalli (Íris Abravanel) Emílio de Mello (Stanislaw), Paulo Nigro (Gugu), Elisa Romero (Daniela Abravanel) e Barbara Maia (Patricia Abravanel).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.