Topo

Pablo 'Escobear': Urso ingeriu cocaína e inspirou filme com matança e caos

Keri Russell está no elenco de "O Urso do Pó Branco" - Divulgação
Keri Russell está no elenco de 'O Urso do Pó Branco' Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

30/03/2023 04h00

Um urso, 220kg de cocaína e uma história absurda que terminou na morte do animal pareciam a fórmula perfeita para um filme igualmente insano, que chega esta semana aos cinemas. "O Urso do Pó Branco" mistura esse acontecimento real com pitadas de trama ficcional, com um resultado que gerou reações mistas. Mas o que realmente aconteceu para um urso ingerir cocaína?

A história verdadeira aconteceu em setembro de 1985, quando o traficante condenado Andrew Thornton morreu vítima de um acidente de paraquedas, na floresta nacional de Chattahoochee em Atlanta, Georgia. Ex-paraquedista do Exército, Thornthon virou treinador de cavalos de corrida antes de entrar para a polícia e finalmente se tornar advogado. Mas, no fim, passou a traficar drogas e recebeu o apelido de "Cowboy da cocaína".

O acidente aconteceu quando ele colocou o avião em que estava no piloto automático e saltou de paraquedas. Ele transportava quase 400kg de cocaína da Colômbia, e alguma coisa saiu de seu controle durante o salto, resultando em um acidente que terminou em morte.

O corpo de um urso preto de quase 80kg foi encontrado na mesma floresta quatro meses depois. O animal apresentava quadros de hemorragia, hipertermia, falhas respiratória, renal e do coração. Os exames indicaram que o urso havia consumido pelo menos uma das bolsas de Thornton, com cerca de 15kg de droga.

Segundo reportagem publicada no The New York Times, o urso foi encontrado em meio a 40 contêiners de plástico abertos, com traços de cocaína.

urso - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
'Urso da cocaina' é famoso nos Estados Unidos
Imagem: Reprodução/Twitter

A história ganhou notoriedade quando foi publicada pelo Times mas, na ocasião, apesar de peculiar, não foi muito além disso.

Não houve mortos ou feridos por consequência do que aconteceu com o urso. Mas, na história que chega aos cinemas, esta parte é bastante diferente.

O que "O Urso do Pó Branco" faz é imaginar, com muita licença criativa, o que aconteceu entre o momento em que o urso achou os pacotes de cocaína e o momento em que morreu. A história escrita pelo roteirista Jimmy Warden e dirigida por Elizabeth Banks expõe uma cadeia bizarra e caótica de acontecimentos, quando o urso sai em uma matança generalizada pela floresta. Toda, vale reforçar, completamente criada para o próprio filme.

Quando leu o roteiro, a diretora sentiu o que descreve como "grande compaixão pelo urso". "Eu senti que era muito triste que esse urso foi envolvido nessa corrida pelas drogas que deu errado, e então acabar morto. Achei que o filme poderia ser sua história de vingança."