Topo

Repórter da Record 'prova' ouro ao vivo: 'Coisa mais chique na vida'

O repórter estava mostrando hambúrgueres de um festival gastronômico em São Paulo - Reprodução/ RecordTV
O repórter estava mostrando hambúrgueres de um festival gastronômico em São Paulo Imagem: Reprodução/ RecordTV

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/04/2023 21h00Atualizada em 01/04/2023 21h23

Lucas Carvalho, repórter da RecordTV, provou folha de ouro ao vivo durante o "Balanço Geral" de hoje comandado pelo apresentador Geraldo Luís. Ele estava mostrando um hambúrguer de ouro, uma das atrações de um festival gastronômico de São Paulo.

"Vocês nunca viram, pela primeira vez na televisão", falou Geraldo Luís. "Cadê? Vou comer a folha do ouro pura. Posso comer isso aqui?", perguntou o repórter à vendedora.

"Biquinho de ouro", disse Lucas dando uma gargalhada. "Foi a coisa mais chique que já cheguei na vida".

Geraldo Luís então falou que tinha duas notícias para ele, uma boa e uma má, pedindo para o repórter escolher. Lucas escolheu a má.

"A má é a seguinte: de sábado não tem verba, o programa não tem nada sábado. Essas duas folhinhas de ouro, 120 pila, você pode passar no seu pix, porque aqui não tem", tirando risos do repórter.

"A boa é que você é o primeiro repórter que come ouro ao vivo. Que gosto que tem? Repete ele comendo ouro", enquanto o repórter diz que não consegue dizer que gosto tinha.

"Não sei dizer que gosto que tem, é um gosto diferente realmente", completou.

1 - Reprodução/ Instagram @lucas.carvalhotv - Reprodução/ Instagram @lucas.carvalhotv
Lucas Carvalho postou um vídeo nos Stories do Instagram mostrando o hambúrguer gigante com folha de ouro
Imagem: Reprodução/ Instagram @lucas.carvalhotv

Nos Stories do Instagram, o repórter compartilhou um vídeo exibindo o hambúrguer com folha de ouro. "Não deixeis cair em tentação, mas, às vezes, deixeis", escreveu.

"Repórter de luxo", comentou ele ao repostar um trecho do momento publicado por uma página.

Faz mal comer ouro?

Em dezembro de 2022, VivaBem fez uma matéria que procurou responder essa pergunta.

Estudos sobre o tema ainda são necessários. No entanto, o formato do metal é diferente dos usados nas joias, em que geralmente há mistura com outros elementos — níquel e alumínio, por exemplo. Na alimentação, são usadas folhas, flocos ou pó de ouro 24 quilates. Nenhum dos formatos têm gosto.

O hambúrguer mostrado no Balanço Geral possui as folhas de ouro, semelhantes a um papel alumínio, porém bem mais finas.

"Ouro comestível é puro, sem mistura com outros metais. No nosso corpo, ouro não é absorvido, não tem nenhum sítio de absorção, tanto no estômago, intestino. Nenhuma enzima ou suco gástrico. Entra ouro e sai ouro", explicou Flavia Auler, coordenadora do curso de nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). O processo é diferente de outros metais, como ferro e zinco, capazes de intoxicar.

Outro ponto é que nenhuma reação química do organismo humano depende do ouro. Isso reforça que a sua ingestão não teria nenhuma repercussão, seja benefício, malefício e até mesmo valor nutricional, diz Auler. "O uso é mais uma reação cultural e até de ostentação", afirmou.

Sem ingestão frequente

Segundo o cirurgião cardiovascular e orientador em nutrologia Edmo Atique Gabriel, o consumo esporádico não preocupa. Porém, é recomendável evitar que a prática se torne um hábito.

"A recomendação seria não ter ingestão frequente. Não deve ser prática usual, até pela falta de propósito, porque o ouro não deixa o alimento mais gostoso. Seria muito atípico ter hábito de se alimentar com carne com ouro", afirmou o também colunista de VivaBem.

O médico explicou que ainda não existe nenhuma diretriz sobre o consumo de produtos com ouro 24 quilates por ausência de estudos.