Topo

Filha desconhecida, morte: os segredos dos padres de 'Amor Perfeito'

Allan Souza Lima e Babu Santana estão em "Amor Perfeito" - Globo
Allan Souza Lima e Babu Santana estão em 'Amor Perfeito' Imagem: Globo

De Splash, no Rio

03/04/2023 04h00

"Amor Perfeito" ainda está no início e promete reservar surpresas ao decorrer da trama. A história da novela das 6 da Globo vai além da busca de Marcelino (Levi Asaf) pela sua mãe, Marê (Camila Queiroz).

O órfão é criado por integrantes da fraternidade São Jacinto. Dos seis que residem na moradia, pelo menos dois deles escondem segredos que serão revelados ao longo da trama.

Frei João, vivido por Allan Souza Lima, é um religioso sensível às causas sociais. É o responsável pela manutenção da Irmandade. No passado, teve um grande amor, Darlene (Carol Castro), mesmo já sendo frei. Depois de um período de muitas dúvidas e conflito interior, acabou decidindo por se manter fiel à Igreja.

Mas esse dilema entre o amor e a vida monástica voltará a sua cabeça quando Darlene aparecer em Águas de São Jacinto, cidade fictícia da trama de Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr. Junto dela, virá a existência de uma filha, Clara (Vitória Pabst), que ele nem suspeita.

"O frei João, eu digo que é o alquimista, ele quem constrói a vela para o Marcelino. Ele tem esse lugar jovial, mas tem uma questão: não sabe ao certo se realmente tem a vocação para seguir o celibato, a Igreja, ou, se de fato, vai acontecer essa ruptura. Toda paixão latente jamais é esquecida. A gente vai entender ao longo da trama."

Frei Severo, vivido por Babu Santana, é o "comandante" da Irmandade. Aparentemente durão e disciplinador, na verdade, é um homem de bom coração. De qualquer forma, impõe respeito, por sua autoridade moral e força física. Não tem medo de enfrentar o prefeito Anselmo (Paulo Betti), nem Gilda (Mariana Ximenes).

O frei guarda um "segredo obscuro" do tempo em que era lutador de boxe: ele matou um homem na juventude. "É como na vida: a gente carrega bagagem do passado. Às vezes bacana, às vezes nem tão bacana assim, mas é o que vai moldando o nosso cara e a forma da gente ser."

De repente, ele até foi ser padre para se purificar dessa passagem da vida dele. Ele não chega a ser criminoso... O padre severo não é criminoso, é um segredo obscuro que só quem acompanhar vai saber de verdade o que aconteceu.

Para o ator, é positivo ser escalado para interpretar um personagem com um passado bem definido.

"É bom você ter essa bagagem quando se fala de personagem porque você consegue compor ele melhor. Para mim, tá sendo super genuíno. Não é um segredo, é uma coisa que ele deixou de visitar."

A Irmandade da novela das 6 ainda conta com outros quatro religiosos: frei Tomé (Tony Tornado), frei Leão (Tonico Pereira) e frei Vitório (Antonio Pitanga), o padre Diógenes (Chico Pelúcio) e o padre Donato (Bernardo Berro).

"A gente brinca que são os sete anões", completa Babu, por cada religioso ter uma característica diferente.