Topo

Fumantes vencem mais provas no BBB 23: combinação pode favorecer infarto

BBB 23: Destaque em provas, Bruna Griphao fuma com frequência - Reprodução/Globo
BBB 23: Destaque em provas, Bruna Griphao fuma com frequência Imagem: Reprodução/Globo

Juliana Santos

Colaboração para Splash, em São Paulo

04/04/2023 10h46

O BBB 23 (Globo) trouxe um grande número de fumantes para dentro do confinamento, e eles acabaram chamando atenção por seus desempenhos nas provas do reality.

  • Bruna Griphao, que fuma com maior frequência no programa, ganhou três provas do Líder. Ricardo, que é fumante mais moderado, venceu três provas do Anjo. E MC Guimê, antes de sua desclassificação por importunação sexual, foi Líder e Anjo duas vezes.

Outras edições também trouxeram fumantes assíduos, como Pedro Scooby e Fiuk, que dominavam provas. Mas embora estes brothers pareçam desafiar os males do cigarro à saúde, o risco para eles pode ser ainda maior.

Fumantes requerem cuidado especial nos exercícios. O pneumologista Flávio Arbex explica que, durante o ato de fumar, "a frequência cardíaca aumenta, assim como a pressão e marcadores inflamatórios no sangue".

  • Ao fazer exercícios sem preparo e após fumar, existem implicações cardiovasculares a dependentes que podem culminar até em infarto;
  • O risco é maior em pessoas mais velhas, mas não isenta fumantes jovens.

Prejuízo à saúde continua. O melhor desempenho em provas não significa que o tabagismo não está afetando estes participantes.

"É difícil, porque você pode estar comparando uma pessoa superativa, que faz atividade física, com aquela que é sedentária", diz o pneumologista.

O que é possível inferir é que, se não fumassem, os brothers poderiam ter desempenho ainda melhor. "Pode ser só que a pessoa, nesse momento, é mais treinada do que a outra. Mas a médio e curto prazo, com certeza, [os efeitos do cigarro] ficam mais evidentes", conclui.

Isso, de maneira nenhuma, é uma justificativa boa para o cigarro.
Flávio Arbex

  • Os danos a longo prazo incluem maior risco de doenças pulmonárias; cânceres de pulmão, cabeça e pescoço; infarto; AVC; além da perda de massa muscular, agilidade, força e resistência.

Fumo por estresse

É comum que participantes do BBB relatem que, durante o reality show, o vício em cigarro aumenta por condições de estresse. É o que alegam Bruna Griphao e Fred Nicácio, que dizem não fumar fora da casa.

BBB 23: Guimê fuma e reflete após atender Big Fone - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
BBB 23: Guimê fuma e reflete após atender Big Fone
Imagem: Reprodução/Globo

"O grande problema que pode acontecer é não conseguir reduzir depois. Você aumenta a sua dependência de nicotina e pode intensificar de maneira crônica os efeitos adversos do cigarro", alerta o pneumologista.

"Talvez os jovens ainda não sintam, mas não sabemos qual desses jovens terá qual efeito deletério do cigarro a longo prazo", complementa.

Será que [os brothers] vão voltar a fumar o que eles fumavam fora, numa realidade nova?
Flávio Arbex

ENQUETE UOL BBB 23: Quem você quer que fique?

Enquete encerrada

Total de 255473 votos
25,07%
Divulgação/Globo
25,04%
Divulgação/Globo
24,97%
Divulgação/Globo
24,93%
Reprodução/Globoplay
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo