Topo

Nike era o 'patinho feio'? O que é verdade e o que é ficção no filme Air?

Ben Affleck interpreta Phil Knight em "Air - A História por Trás do Logo", dirigido por ele mesmo - Ana Carballosa/Amazon Content Services LLC
Ben Affleck interpreta Phil Knight em 'Air - A História por Trás do Logo', dirigido por ele mesmo Imagem: Ana Carballosa/Amazon Content Services LLC

De Splash, em São Paulo

05/04/2023 04h00

Ben Affleck volta à cadeira de direção pela primeira vez desde "Live by Night" (2016) para retomar em definitivo a parceria com o amigo de longa data Matt Damon. Em "Air - A História por Trás do Logo", o ator e diretor conta a história de como a Nike conseguiu firmar a parceria com um então jogador iniciante de basquete chamado Michael Jordan para criar os hoje icônicos tênis Air Jordan.

Mas o que é ficção e o que é realidade na história que chega aos cinemas nesta quinta (6)?

A mãe de Michael Jordan foi mesmo crucial para ele fechar o acordo? Sim. No filme, Deloris Jordan é interpretada por Viola Davis (um desejo particular do próprio Michael Jordan, aliás), e é ela quem faz a intermediação entre seu filho e os executivos da Nike. Michael fez questão que sua mãe tivesse um papel de destaque na trama, já que foi ela que insistiu para que ele aceitasse ouvir a proposta da marca.

AIR - Ana Carballosa/Amazon Content Services LLC - Ana Carballosa/Amazon Content Services LLC
Matt Damon vive o executivo de marketing esportivo Sonny Vaccaro em 'Air'; Viola Davis é Deloris Jordan, mãe de Michael
Imagem: Ana Carballosa/Amazon Content Services LLC

Sonny Vaccaro "passou por cima" do agente David Falk para falar com Deloris? Não exatamente. No filme, David Falk (Chris Messina) está muito preocupado com os ganhos financeiros. Ele é uma pessoa difícil de lidar, e Vaccaro decide tentar negociar diretamente com os pais de Michael Jordan, ignorando o agente. Na realidade, foi Falk quem convenceu Jordan a ir com seus pais ouvir a proposta da Nike.

A Nike era mesmo o "patinho feio" das marcas de tênis na NBA? Sim. Em 1984, a marca tinha apenas 17% do market share, atrás de Converse e Adidas. A divisão de basquete, assim como no filme, passava por dificuldades. A Nike era mais conhecida por seus tênis de corrida.

O Air Jordan foi realmente pensado a partir da personalidade de Michael Jordan? Sim. Vaccaro tinha a ideia de criar uma linha exclusiva de tênis pensada a partir da figura de Michael Jordan, quando o viu em quadra durante uma vitória em 1982. A jogada, na época, era arriscada, pois as estratégias costumavam girar em torno de um time inteiro, e não de um único atleta.

Sonny Vaccaro foi o grande responsável pelo Air Jordan? Há controvérsias. Jordan já disse que Vaccaro "gosta de assumir os créditos", mas que foi o executivo de marketing George Raveling (interpretado por Marlon Wayans) que o convenceu a olhar para a Nike. Já o criador da Nike, Phil Knight, disse que Vaccaro ajudou, mas "não foi o craque do jogo no processo", creditando também Rob Strasser (Jason Bateman) e Peter Moore (Matthew Maher). Já Vaccaro disse ao USA Today que todos estão mentindo.

AIR - Ana Carballosa/Amazon Studios - Ana Carballosa/Amazon Studios
Matthew Maher como Peter Moore, Matt Damon como Sonny Vaccaro e Jason Bateman como Rob Strasser em 'Air - A História por Trás do Logo"
Imagem: Ana Carballosa/Amazon Studios

Phil Knight está mentindo, Michael está mentindo mais que Phil e Raveling é louco. Os três precisam me destruir para viverem felizes para sempre. Todos estão tentando reescrever a história. Isso vai além de Jordan. Eu sou o salvador da Nike.
Sonny Vaccaro, em entrevista ao USA Today

Sonny Vaccaro foi demitido da Nike em 1991, e foi trabalhar para a Adidas, com Strasser e Moore. Hoje, ele está aposentado.