Topo

Após ser demitido da Globo, Fabio Turci emociona com depoimento

Colaboração para Splash, em São Paulo

05/04/2023 23h23

O jornalista Fabio Turci foi demitido da Globo ao lado de outros profissionais. Nas redes redes sociais, ele, que atuou como correspondente em Nova York, EUA, por cinco anos, se pronunciou sobre o desligamento da emissora.

"ERA UMA VEZ um adolescente que foi estudar jornalismo e sonhava mudar o mundo.

De início, a universidade mudou o mundo do adolescente. Quanta gente diferente existia fora da sua bolha! Quantos olhares, quantas peles, quantas ideias diversas! Foi como fazer dois cursos ao mesmo tempo: um, dentro da sala de aula, de jornalismo; outro, fora da sala, na convivência diária, um curso de gente!

Aquele adolescente, que amava escrever, queria ser repórter de jornal escrito e não tinha o menor traquejo com câmera nem o menor desejo de trabalhar em televisão, foi parar... Numa TV!

Meio levado que foi pelos acontecimentos, ele resolveu navegar ali. Primeiro, atrás das câmeras mas, logo, pulou pra frente delas. Trocou Bauru por São José dos Campos. Trocou São José por São Paulo.

Ah, São Paulo! Quer ver gente diferente de você? Vem pra São Paulo! Gente!

E trocou São Paulo por Nova York. Gente diferente de você? Nova York também tem. Muita.

E foi lá, olhando o próprio país de fora, que ele arregalou os olhos e enxergou mais. Enxergou o que acontece com parte dessa gente, mas não acontece com outra parte. Enxergou que o mundo é diferente dependendo do tipo de gente que se é. O mundo pode ser muito menor, sem horizonte, sem ar. "I can't breathe".

E assim, enxergando o que não enxergava antes, voltou ao Brasil, voltou a São Paulo. E quis ajudar a abrir outros olhos. Sim, o jornalismo permite isso.

Lembra daqueles dois cursos na faculdade? Os anos ensinaram que era tudo um só. Porque jornalismo e gente são indissociáveis. Ou deveriam ser.

Hoje, aquele adolescente é um quarentão que acaba de sair da frente das câmeras. A televisão que apareceu em seu caminho lá atrás lhe deu licença, hoje, pra continuar. Por onde? Sei lá. O mundo mudou muito. Não é uma questão de não ter pra onde ir. É uma questão de escolher qual caminho tentar.

Mudou tudo, mas uma coisa não mudou: ele ainda sonha mudar o mundo", escreveu ele em uma publicação feita no Instagram.

Confira:

Ao portal Notícias da TV, a Globo enviou um comunicado sobre a onda de demissões:

"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento".