Topo

Jornalistas lamentam demissões da Globo: 'Dias de luta e de glória'

Monica Sanches, Flavia Jannuzzi e Eduarco Tchao trabalharam por décadas na Globo - Reprodução/Globo
Monica Sanches, Flavia Jannuzzi e Eduarco Tchao trabalharam por décadas na Globo Imagem: Reprodução/Globo

De Splash, no Rio

05/04/2023 14h09

Jornalistas demitidos pela Globo nesta semana usaram as redes sociais para se despedir da emissora em que trabalharam por décadas.

Nas publicações, além de lamentar as demissões, relembraram reportagens e prêmios marcantes.

Mônica Sanches citou a vez que foi processada por "incomodar poderosos" em uma matéria no Jornal Nacional.

"A repórter mais antiga e a mais premiada da Editoria Rio está indo embora com lindas memórias de dias de luta e de glória. Passei por todas as redações. Fui emprestada para o esporte por seis meses, apresentei o programa Almanaque por quinze anos na Globonews, fiz vários programas no Globo Repórter e incontáveis matérias para o Fantástico, além da série 1822, uma Conquista dos Brasileiros. Fiz reportagens em todas as regiões do Brasil e em sete países."

Flavia Jannuzi trabalhou na Globo por 25 anos e se despediu pelo Instagram — rede social em que mantém um perfil fechado.

"A vida é de ciclos. O meu com a TV Globo durou redondos 25 anos. Um casamento esgotado no auge das bodas de prata. E como toda relação, tem início, meio e fim. Comecei ainda menina em afiliadas do interior do país e conquistei espaço na capital, onde me firmei como repórter. Participei de todos os produtos da emissora. Jornais locais, todos os de rede nacional e o sonho de todo jornalista: o Globo Repórter. Como num casamento, vivi momentos gloriosos?

Não dá para enumerar aqui tudo de mais bacana que vivi ao longo desses anos graças a minha profissão. Novos ciclos trazem — quase sempre — sentimentos confusos e cheios de insegurança? Pressionados pela nossa urgência em ter respostas para que tudo tome forma e faça sentido novamente. O fim desse ciclo me traz ao menos uma certeza: honrei meu compromisso? Principalmente com você, telespectador.

Sim, você aí que me lê e que me assistiu ao longo de mais de duas décadas é verdadeiramente o meu chefe. A minha baliza. Você que me acolheu na rua, que acreditou no meu trabalho?é pra você que dediquei esses anos todos de carreira.25 anos são uma vida. E ela passa voando."

Ontem, Eduardo Tchao já havia se despedido da emissora pela rede social e citou que a "Globo quer economizar".

"Na conversa de hoje que tive com o diretor de jornalismo Ali Kamel fiz questão de dizer que saio sem magoas. Entendo a mudança de estratégia da emissora. Quer economizar. O que fazer? Me emocionei com algumas ligações de amigos da redação - Pedro Bassan foi um deles. Mas a vida segue. Existe vida fora da TV Globo."

Quem foi demitido?

Além de Monica Sanches, Flavia Jannuzzi e Eduardo Tchao, os repórteres Marcelo Canellas e Arthur Guimarães também foram demitidos ontem, assim como o diretor artístico do "Fantástico", Jorge Espírito Santo, o Jorjão.

Marcos Serra Lima, Alba Valéria Mendonça e Rodrigo Melo, profissionais que trabalhavam no portal G1, também foram demitidos ontem.

Splash apurou que Marcia Correa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo, foi demitida hoje.

O que diz a Globo sobre demissões?

"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento."