Jornalistas lamentam demissões da Globo: 'Dias de luta e de glória'
Jornalistas demitidos pela Globo nesta semana usaram as redes sociais para se despedir da emissora em que trabalharam por décadas.
Nas publicações, além de lamentar as demissões, relembraram reportagens e prêmios marcantes.
Mônica Sanches citou a vez que foi processada por "incomodar poderosos" em uma matéria no Jornal Nacional.
"A repórter mais antiga e a mais premiada da Editoria Rio está indo embora com lindas memórias de dias de luta e de glória. Passei por todas as redações. Fui emprestada para o esporte por seis meses, apresentei o programa Almanaque por quinze anos na Globonews, fiz vários programas no Globo Repórter e incontáveis matérias para o Fantástico, além da série 1822, uma Conquista dos Brasileiros. Fiz reportagens em todas as regiões do Brasil e em sete países."
Flavia Jannuzi trabalhou na Globo por 25 anos e se despediu pelo Instagram — rede social em que mantém um perfil fechado.
"A vida é de ciclos. O meu com a TV Globo durou redondos 25 anos. Um casamento esgotado no auge das bodas de prata. E como toda relação, tem início, meio e fim. Comecei ainda menina em afiliadas do interior do país e conquistei espaço na capital, onde me firmei como repórter. Participei de todos os produtos da emissora. Jornais locais, todos os de rede nacional e o sonho de todo jornalista: o Globo Repórter. Como num casamento, vivi momentos gloriosos?
Não dá para enumerar aqui tudo de mais bacana que vivi ao longo desses anos graças a minha profissão. Novos ciclos trazem — quase sempre — sentimentos confusos e cheios de insegurança? Pressionados pela nossa urgência em ter respostas para que tudo tome forma e faça sentido novamente. O fim desse ciclo me traz ao menos uma certeza: honrei meu compromisso? Principalmente com você, telespectador.
Sim, você aí que me lê e que me assistiu ao longo de mais de duas décadas é verdadeiramente o meu chefe. A minha baliza. Você que me acolheu na rua, que acreditou no meu trabalho?é pra você que dediquei esses anos todos de carreira.25 anos são uma vida. E ela passa voando."
Ontem, Eduardo Tchao já havia se despedido da emissora pela rede social e citou que a "Globo quer economizar".
"Na conversa de hoje que tive com o diretor de jornalismo Ali Kamel fiz questão de dizer que saio sem magoas. Entendo a mudança de estratégia da emissora. Quer economizar. O que fazer? Me emocionei com algumas ligações de amigos da redação - Pedro Bassan foi um deles. Mas a vida segue. Existe vida fora da TV Globo."
Quem foi demitido?
Além de Monica Sanches, Flavia Jannuzzi e Eduardo Tchao, os repórteres Marcelo Canellas e Arthur Guimarães também foram demitidos ontem, assim como o diretor artístico do "Fantástico", Jorge Espírito Santo, o Jorjão.
Marcos Serra Lima, Alba Valéria Mendonça e Rodrigo Melo, profissionais que trabalhavam no portal G1, também foram demitidos ontem.
Splash apurou que Marcia Correa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo, foi demitida hoje.
O que diz a Globo sobre demissões?
"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.