Federação Nacional dos Jornalistas aponta etarismo em demissões da Globo
A Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) condenou as demissões de jornalistas da Globo e anunciou que solicitou uma reunião emergencial para debater os desligamentos.
Em nota publicada no site oficial, a organização aponta etarismo (ou seja, preconceito de idade) nas demissões que aconteceram em diversas praças do grupo Globo.
"Em reunião realizada com profissionais da emissora, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo salientou que a posição da entidade é a luta contra qualquer demissão, com a categoria resistindo coletivamente a esse verdadeiro desmonte de nossa profissão", lê um trecho da publicação.
Fica evidente também a posição etarista da empresa, com a demissão sumária de profissionais com décadas de experiência
FENAJ, em nota publicada no site oficial
Desde a última terça-feira, uma série de demissões em massa tem acontecido na emissora
Os desligamentos começaram no Rio de Janeiro e, em seguida, profissionais de São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte também foram cortados.
Gestores apontam que as listas de demissões seguem alguns critérios, como funcionários com alto salário, que possuem plano de saúde diferente do novo modelo e que recebem bônus por participação
Grandes nomes como Giuliana Morrone, César Galvão e Fabio Turci estão entre os demitidos.
A FENAJ declara ainda que irá se organizar e abrir um canal de comunicação com a Globo para tentar barrar demissões.
Procurada a respeito do posicionamento da FENAJ, a Globo não comentou. O espaço segue aberto para manifestação. Em nota enviada anteriormente a Splash, a respeito das demissões, a emissora informa:
A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.