Topo

Hospital do DF abre processo contra Cezar Black por abandono de emprego

Cezar Black é participante do BBB 23 - Reprodução/Globoplay
Cezar Black é participante do BBB 23 Imagem: Reprodução/Globoplay

João Vieira

Colaboração para Splash, em São Paulo

06/04/2023 11h14

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) abriu um processo administrativo para apurar denúncia de abandono de emprego por parte de Cezar Black, participante do BBB 23 (Globo). Segundo o órgão, o enfermeiro acumula "faltas injustificadas" desde fevereiro, quando já estava no reality.

A informação foi inicialmente trazida pelo jornal Metrópoles e confirmada por Splash (leia nota no fim da matéria). Segundo a instituição, Black tirou férias em janeiro, quando ingressou no programa global. Em fevereiro, ele utilizou acúmulo de banco de horas e abonos, mas passou a registrar ausências sem explicação prévia, gerando descontos na folha salarial. Em março, por só ter tido faltas sem justificativa oficial (abono, licença, férias ou banco de horas), passou a ser alvo do processo.

Informações públicas contidas no Portal de Transparência indicam que Black tirou licença no mês de janeiro, entre os dias 01/01 e 03/01, e 04/01 e 09/01, ainda antes do BBB, mas já em período de confinamento. Em fevereiro, o enfermeiro tirou licença nos dias 17/02 e 28/02. Nos dois meses, não houve descontos fora dos triviais na folha. Os dados de março ainda não estão disponíveis.

Ainda de acordo com o portal, Black é contratado CLT pelo hospital.

Splash tentou contato com a equipe de Black para buscar um posicionamento e aguarda retorno.

Confira a nota do Hospital Universitário de Brasília:

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) informa que o enfermeiro Cezar Black Bina Cruz estava de férias no mês de janeiro. Em fevereiro, tirou abonos e usou banco de horas, mas teve faltas injustificadas que geram o respectivo desconto na folha de pagamento.

Em março, passou a acumular somente faltas injustificadas e, em razão disso, foi aberto um processo para apurar abandono de emprego, que está em curso e segue os ritos processuais normativos, nos quais se incluirão o contraditório e a ampla defesa.

Cabe esclarecer que no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), utilizado pela administração pública federal, os descontos de faltas figuram somente um mês após a ocorrência e assim as faltas injustificadas de março vão constar na folha de pagamento de abril.

Os contracheques são disponibilizados sempre a partir do dia 10 do mês subsequente, ou seja, o contracheque de março estará disponível a partir de 10/04.

ENQUETE UOL BBB 23: Você prefere Ricardo e Cezar como amigos ou inimigos?

Resultado parcial

Total de 515 votos
45,44%
Reprodução/Globoplay
27,96%
Reprodução/Globoplay
26,60%
Reprodução/Globoplay
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo