Topo

Rainha Elizabeth escondeu cadeira de rodas no Jubileu de Platina, diz livro

A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Charles na varanda do Palácio de Buckingham, durante o Jubileu de Platina - Max Mumby/Indigo via Getty Images
A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Charles na varanda do Palácio de Buckingham, durante o Jubileu de Platina Imagem: Max Mumby/Indigo via Getty Images

De Splash, em São Paulo

08/04/2023 15h07

A rainha Elizabeth 2ª escondeu do público que estava usando uma cadeira de rodas durante o Jubileu de Platina, diz o livro "Our King" ("Nosso rei, em tradução livre ao português), do jornalista britânico Robert Jobson.

Segundo o autor, a rainha estava se sentindo "sem forças", mas com o apoio do filho, então príncipe Charles, fez uma aparição na sacada do Palácio de Buckingham, em junho do ano passado, e acenou para os milhares de britânicos que aguardavam para saudá-la.

Charles teria "implorado" para a mãe fazer um "enorme esforço" e agradecer ao público que comemorava os 70 anos de reinado de Elizabeth.

A rainha concordou, mas fez questão de que o público não visse que ela estava usando uma cadeira de rodas. Com isso, um plano "estilo militar" e "meticulosamente organizado" foi colocado em prática para que ela aparecesse na sacada do Palácio.

A monarca não queria "repetir" a imagem da princesa Margaret, que seis meses antes de morrer, apareceu publicamente em uma cadeira de rodas. Segundo o autor, Elizabeth "não se lembrava dessa imagem com carinho".

Ela ainda teria feito o trajeto do Castelo de Windsor ao Castelo de Buckingham de helicóptero. De carro, a distância entre uma residência real e outra é de cerca de 35 km.

No Palácio [de Buckingham], ela foi levada de cadeira de rodas até a porta da sacada. Depois, recebeu ajuda para se levantar para conseguir ficar em pé — com a ajuda de uma bengala — ao lado de Charles, Camilla, William e sua família. Depois de um show de fogos de artifício, a rainha sorriu com alegria. Aquele era a última saudação dela ao seu povo. Robert Jobson, no livro "Our King"

A rainha Elizabeth morreu pouco mais de três meses depois, em setembro de 2022. Ela tinha 96 anos e morreu no Palácio de Balmoral, na Escócia. A certidão de óbito aponta que a rainha morreu de "velhice".