Topo

Rosamaria espera convite da Globo: 'Difícil escalar gente mais velha'

Rosamaria Murtinho, aos 90, segue contratada pela Globo - Arquivo pessoal
Rosamaria Murtinho, aos 90, segue contratada pela Globo Imagem: Arquivo pessoal

De Splash, no Rio

08/04/2023 18h57

Rosamaria Murtinho, 90, em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Atriz e o marido, Mauro Mendonça, 92, renovaram com a Globo no final do ano: "Ainda bem. A Globo teve muita consideração por nós, pelos anos de trabalho, pela nossa idade. Uma leva muito grande de pessoas saiu. Agradeço por isso. Porque procurar emprego com 90 anos é difícil. A gente estava preocupado, sim."

Mas os convites da emissora para novelas não chegam: "É difícil escalarem gente mais velha. Primeiro, precisa o autor escrever, depois tem que ter um diretor que escale. Eu estou aguardando escalação. O Mauro também. Estamos velhos, mas não impossibilitados. A gente faz ginástica, essas coisas todas que velho faz (risos). Estou querendo trabalhar, mas tenho que respeitar a emissora."

Atriz quer voltar ao teatro com o marido: "Estou querendo fazer uma peça no segundo semestre. Ainda não escolhi. Estou conversando com o Farjalla (Jorge Farjalla, diretor). Se o Mauro puder, ele faz. Difícil é achar uma peça que se encaixe para mim e para ele. Tenho uns autores, mas nada decidido."

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça em 2019 - Globo/Reginaldo Teixeira - Globo/Reginaldo Teixeira
Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça em 2019
Imagem: Globo/Reginaldo Teixeira

Relação com Regina Duarte: "Nunca mais falei com ela. A gente era amiga. Sabe o que é? É tão engraçado o relacionamento de artistas. A gente se relaciona muito quando está trabalhando junto. Depois, acaba, e a gente se afasta um pouco. E começa a se relacionar com o pessoal que vai fazer a outra novela. Então, fica mais difícil manter um relacionamento para a vida toda, se você começou a se relacionar no trabalho... Eu achei que ela foi muito infeliz. Ouvi que ela estava com muita vontade de acertar. Estava muito empolgada, mas a coisa não deu. A coisa não foi indo. Ela foi perdendo o controle. Acho que tanto ela quanto o governo esperavam outra coisa, tanto é que ela deixou de ser ministra. Para ela deve ter sido uma decepção, não falei com ela sobre isso. Perguntar é muito chato, né? De acordo com o que a gente leu e viu, deve ter sido decepcionante para ela. Deve ter sido também para o governo, que pensava outra coisa. É difícil."