Topo

Xuxa pede prisão de Dalai Lama após beijo em criança e cita Bolsonaro

Xuxa chama líder religiosos de nojento após pedir beijo na língua a criança - Divulgação/Blad Meneghel
Xuxa chama líder religiosos de nojento após pedir beijo na língua a criança Imagem: Divulgação/Blad Meneghel

Colaboração para Splash, em São Paulo

11/04/2023 11h02

Xuxa, 60, usou as redes sociais para repudiar o vídeo em que o líder religioso Dalai Lama aparece beijando uma criança e pedindo para que ela chupe sua língua.

A apresentadora ainda comparou a situação citando o caso do ex-presidente Bolsonaro sobre possível flerte com garotas venezuelanas. No Instagram, Xuxa fez um longo desabafo em defesa das crianças e pediu a prisão de pessoas que exploram e abusam de menores de idade.

Essa cena é umas das piores que eu, como mãe e criança que foi abusada, pode ver: a de um abusador. Ele brinca com a criança de pique-esconde e aproveita e passa a mão no corpo de sua 'presa', às vezes [brinca] de médico, de vampiro. E muitas vezes usa da fé, do poder que um líder religioso pode ter Xuxa Meneghel

Em outro trecho, ela compara a cena do líder religioso com as falas polêmicas de Jair Bolsonaro, quando em entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro, o ex-presidente usa a expressão "pintou um clima".

Me vem na cabeça a frase 'pintou um clima' do nosso ex-presidente e que depois ninguém mais falou sobre isso. Me lembro dele falando, e as pessoas rindo e aprovando esse ato, como nessa cena nojenta. Me responda, me diga o que vai acontecer com esses seres nojentos que acham isso normal? Eu consigo imaginar o que acontece com milhões de crianças e adolescentes que são usadas, exploradas e abusadas diariamente, mas o que vai acontecer com os responsáveis por tanta dor dessas crianças? Apenas nossa indignação? Nosso repúdio? Xuxa Meneghel

Confira a publicação com o texto na íntegra:

O que aconteceu com Dalai Lama?

O Dalai Lama, líder espiritual tibetano, pediu desculpas após um vídeo em que ele pede a uma criança que beije sua língua circular nas redes sociais.

"Menino pediu um abraço". Em nota, a equipe do Dalai Lama diz que "um trecho de vídeo que circula mostra uma audiência recente, em que um menino pediu a Sua Santidade um abraço.

Dalai pede desculpas à criança e família. "Sua Santidade deseja se desculpar ao menino e à família dele, bem como aos muitos amigos em todo o mundo, pela dor que pode ter causado."

"Jeito brincalhão". "Sua Santidade frequentemente provoca as pessoas com quem se encontra de um jeito inocente e brincalhão, mesmo em público e diante das câmeras. Ele se arrepende do incidente".

Vídeo causou repúdio

Um vídeo de 28 de fevereiro, mas que se popularizou nas redes sociais recentemente, mostra uma audiência do Dalai Lama, de 87 anos, com uma criança no norte da Índia;

No trecho, ele mostra a língua para a criança, claramente desconcertada, logo após perguntar: "você pode chupar minha língua?", e o público ri;

Usuários reagiram, dizendo que a atitude é "inapropriada" e "nojenta".