Topo

Jovem perde título de miss no ES após brigar na rua: 'Desci o pau mesmo'

Caio Santana

Colaboração para Splash, em São Paulo

12/04/2023 12h00Atualizada em 27/04/2023 10h49

Thayssa Florindo, 20, foi coroada Miss Iúna 2022, no Espírito Santo, e disputava o concurso de beleza Miss Universo Espírito Santo 2023. Acontece que ela foi expulsa e, consequentemente, desclassificada do certame na última semana após um vídeo de uma briga circular na internet.

A miss afirmou no vídeo que agrediu e agrediria novamente a mulher. "Desci o pau mesmo, desço o pau mesmo. Mexe que eu desço outro. Capet*".

Em conversa com a reportagem, Thayssa confirmou a fala, mas negou ter feito qualquer agressão. Ela também afirma que não estava embriagada, "somente com muita raiva por ter sido atacada com bebida na cara".

A suposta agressão teria ocorrido no primeiro fim de semana de abril na cidade vizinha a Iúna, Ibatiba. A vítima, que pediu a reportagem para não ser identificada, alegou ter sido agredida e ameaçada e comunicou sua versão do ocorrido para a coordenadora do Miss Iúna, dizendo que tal atitude da então miss não condiz com a representação da cidade. Thayssa perdeu o título.

As versões

Segundo Thayssa, essa mulher que já foi sua amiga passou a inventar situações envolvendo ela e o ex, que teria interesse nela.

"Na sexta-feira (31/03), eu estava no mesmo ambiente que ela em Ibatiba, ela foi e começou a me provocar, passei do lado dela, ela me empurrou, deixei quieto e fui para o outro lado da rua".

1 - Reprodução/ Natalhia Souza/ Instagram @thayssaflorindo @natalhiasouzafotografias - Reprodução/ Natalhia Souza/ Instagram @thayssaflorindo @natalhiasouzafotografias
Thayssa Florindo com a faixa de Miss Iúna 2022
Imagem: Reprodução/ Natalhia Souza/ Instagram @thayssaflorindo @natalhiasouzafotografias

Ainda de acordo com a jovem estudante de direito, as duas foram conversar, mas a mulher teria iniciado as agressões arremessando um copo de bebida, o que gerou uma reação.

Tirei ela de cima de mim. No que eu tirei ela de cima de mim, uma colega minha foi conversar com ela para ela não ficar brigando comigo por causa de macho

"Nisso que minha amiga falou com ela, ela foi e deu um tapa na cara da minha amiga. As duas caíram na porrada, elas brigaram feio, os outros filmaram e esse vídeo começou a se espalhar e no final do vídeo aparecia eu falando, eu tava muito brava", declara.

A vítima confirma a Splash que já teve amizade com Thayssa e que conversou com ela, mas apresenta a versão de que a miss teria iniciado a confusão.

"Thayssa não é fácil. Ela não perdeu a faixa à toa. Ela já mexeu com muitas meninas, principalmente no Twitter. No dia da briga ela tinha falado para conversar. [...] Nisso conversando ela jogou uma lata de cerveja em mim e eu joguei nela, e isso virou aquele bololô todo e eu já não sei explicar mais o que aconteceu".

"Então assim, resumidamente, além dela não ter posição de miss, não representar a cidade e nenhuma de nós mulheres, porque para ficar provocando uma e outra é fácil, e ela já estava me provocando há tempos, é complicado", alega a mulher.

1 - Reprodução/ Twitter - Reprodução/ Twitter
Moradora de Iúna deu sua opinião sobre a briga e criticou a então miss
Imagem: Reprodução/ Twitter

1 - Reprodução/ Redes sociais - Reprodução/ Redes sociais
Vídeo mostra briga em Ibatiba, mas não dá para ver agressão partindo de Thayssa; no final ela surge falando
Imagem: Reprodução/ Redes sociais

Desclassificação

A ex-Miss Universo Iúna afirma que falou o que disse no vídeo viral de chats privados "sem pensar". Na sua versão, a mulher que foi agredida teria inventado situações e que era ameaçada em conversa com a coordenadora municipal Carol Pontes. "Aparentemente Carol acreditou", diz Thayssa.

A reportagem tentou falar com Carol, que pediu para falar com a coordenação estadual, e posteriormente não retornou mais as tentativas de contato.

A coordenação do Miss Universo ES confirmou a Splash que Thayssa está desclassificada, por ter quebrado a cláusula de contrato assinado que fala sobre expulsão, cancelamento ou desistência do título:

A candidata poderá ser expulsa do concurso ou ter seu título cancelado caso a candidata cometa qualquer situação que gere violência, descumprimento da ética padrão relacionada de relacionamento inter-pessoal ou atos ilícitos durante o cumprimento do título

1 - Reprodução/ Instagram @thayssaflorindo - Reprodução/ Instagram @thayssaflorindo
Thayssa Florindo, com a faixa de Miss Universo Iúna no confinamento do Miss ES 2023
Imagem: Reprodução/ Instagram @thayssaflorindo

Thayssa dá uma versão diferente. Segundo ela, a coordenação não se interessou por saber de toda situação. "Cheguei para o Charles, expliquei para ele a situação. Eles não quiseram saber da situação, porque ela fez isso de propósito, tanto é que depois no Twitter mesmo ela disse que fez isso de propósito. [...] Tinha uma cláusula no contrato sobre polêmicas, agressões, porém eu não agredi ninguém. [Mas] falei sim que merecia apanhar", admite.

1 - Reprodução/ Twitter - Reprodução/ Twitter
Vítima, que pediu à reportagem para não ser identificada, informou em sua conta no Twitter que fez BO; em uma semana ela excluiu rede social
Imagem: Reprodução/ Twitter

A vítima confirmou à Splash a veracidade de captura de tela de tuítes que a reportagem teve acesso. Em um deles, ela afirmou que havia feito Boletim de Ocorrência e que deu entrada em processo. A Polícia Civil confirmou o registro do BO a Splash, informou que a vítima alegou agressão pela Miss e que está investigando o caso.

"A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) informa que a vítima, uma jovem de 19 anos, compareceu à Delegacia Regional de Ibatiba, no último dia 03 e registrou um boletim de ocorrência pelo crime de lesão corporal leve. A vítima relatou que foi agredida pela Miss e que desejava representar criminalmente em desfavor da autora dos fatos. Ela foi encaminhada para realizar exame de corpo de delito no Serviço Médico Legal (SML) de Venda Nova do Imigrante. O caso segue sob investigação da Delegacia Regional de Ibatiba para as demais diligências e oitivas que o caso requer", informa nota.

Agora, Thayssa colhe as consequências da repercussão do caso nas redes sociais. Ela alega estar sendo vítima de bullying, desde comentários em redes sociais debochando da mesma até imagens dela com faixa de "miss cancelada". Ela também afirma que tomou providências a respeito.

A final do Miss ES

Desclassificada, Thayssa vai ser substituída pela vice colocada do Miss Iúna 2022, seguindo regras do Miss Universo. O nome da substituta foi anunciado na quarta-feira (12). A estudante Auris Rocha, de 22 anos, assumiu a vaga de Thayssa e disputa final do Miss ES em 12 de maio com outras 17 candidatas.