'Dungeons & Dragons': jogo deu origem a filmes e 'Caverna do Dragão'
"Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes", em cartaz nos cinemas, é mais uma produção que adapta para as telas o RPG Dungeons & Dragons, jogo muito famoso no final dos anos 1970 e 1980.
E o objetivo é agradar os fãs de D&D: não só se basearam, os responsáveis dizem que estão "prestando uma homenagem" ao jogo.
Em entrevista a Splash, o diretor e roteirista de "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes", John Francis Daley, explicou que o filme conta com muitas referências ao RPG. "Queríamos dar aos fãs muito o que encontrar, então é possível achá-las em diversos momentos."
Criado por Gary Gygax e Dave Arneson, o jogo Dungeons & Dragons foi lançado em 1974, nos Estados Unidos.
O estilo RPG ("role-playing game", jogo de interpretar papéis, em tradução livre) faz com que os participantes se tornem os personagens enquanto jogam, o que torna tudo diferente de um jogo de tabuleiro tradicional.
Neste caso, há o desenvolvimento de uma história e o que importa é o jogo em si, e não o resultado; é comum não terem vencedores.
A história é sempre fantástica e acompanha um grupo de heróis vivendo diferentes aventuras. Entre os personagens, há diferentes criaturas místicas, como feiticeiros, paladinos, magos, druidas, entre outros.
Normalmente, a narrativa é controlada por um "mestre", uma pessoa fora do jogo que se baseia em livros da saga para comandar.
'Caverna do Dragão'
Com o sucesso do jogo, foi lançada uma série animada baseada na história. Em 1983, "Caverna do Dragão" ganhou fãs pelo mundo todo. Com 27 episódios em três temporadas, o título foi reprisado à exaustão no Brasil.
A história acompanha um grupo de amigos formado por Hank, Eric, Diana, Sheila, Bobby e Presto. Um dia, eles visitam um parque de diversões e, misteriosamente, são transportados para um mundo mágico e desconhecido.
Juntos lutam contra o Vingador na tentativa de voltar para casa. Para ajudá-los, há o Mestre dos Magos, que, apesar das boas intenções, sempre desaparece quando eles mais precisam.
Para a tristeza dos fãs, o último episódio, que finalmente daria um desfecho para o grupo de amigos, nunca chegou a ser produzido.
Filmes
Em 2000, o primeiro filme inspirado no RPG foi lançado. "Dungeons and Dragons: A Aventura Começa Agora" acontece no mágico reino de Izmer, onde muitos feiticeiros tentam dominar a Terra. Quando a jovem imperatriz Savina se mostra disposta a parar com as injustiças, ela é deposta por um mago diabólico. A recepção foi morna.
Já a sequência,"Dungeons and Dragons 2: O Poder Maior", lançada em 2005, não foi bem avaliada para os críticos, mas os fãs acreditam que este conta com mais referências ao RPG do que o primeiro.
Quase 20 anos depois, "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" chega aos cinemas e tem sido um grande sucesso. No Rotten Tomatoes - agregador online de críticas -, o filme está com mais de 90% de aprovação dos críticos e dos fãs.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.