Topo

Roger Waters anuncia show na Alemanha após ser banido por antissemitismo

Roger Waters diz que se apresentará em Frankfurt - Theo Marques/UOL
Roger Waters diz que se apresentará em Frankfurt Imagem: Theo Marques/UOL

Colaboração para Splash, de São Paulo

16/04/2023 11h50Atualizada em 16/04/2023 12h17

Roger Waters, 79, diz que fará show em Frankfurt, na Alemanha, após ser banido por antissemitismo. O ex-integrante da banda Pink Floyd anunciou que fará a apresentação de "qualquer jeito" em maio.

No Instagram, ele postou uma foto do túmulo de Sophie Scholl, estudante alemã e ativista política antinazista decapitada em 1943. A estudante foi acusada de traição por distribuir panfletos antiguerra na Universidade de Munique.

"Estamos chegando de qualquer maneira! Porque os direitos humanos importam! Porque a liberdade de expressão é importante. Sim, conselho da cidade de Frankfurt, nós lembramos Kristallnacht ["Noite dos Cristais", onda de violência antissemita que ocorreu na Alemanha em 1938]", escreveu.

Por que shows de Roger Waters foram vetados? A ministra alemã da Cultura sugeriu que os promotores cancelassem a turnê do ex-integrante do Pink Floyd por supostas falas antissemitas e ativismo pró-Rússia.

Liminar. Na publicação do Instagram, o músico aponta que entrou com uma liminar contra Frankfurt, mas não teve um retorno.

O Conselho de Frankfurt foi legalmente requerido para responder à liminar de Roger Waters até meia-noite de 14 de abril. O Conselho fez? Ninguém sabe? Só podemos adivinhar o que está acontecendo em Frankfurt.

Petição a favor de Roger Water. Eric Clapton, Tom Morello e outros famosos assinaram uma petição em março para reverter a decisão do cancelamento dos shows.

Confira a petição a seguir:

A crítica de Waters ao tratamento de Israel aos palestinos faz parte de sua defesa de longo prazo em nome dos direitos humanos em todo o mundo. Os funcionários que difamam Waters estão engajados em uma campanha perigosa que propositalmente combina críticas às políticas ilegais e injustas de Israel com antissemitismo. Funcionários na Alemanha, organizadores de shows e plataformas de música não devem sucumbir à pressão daqueles indivíduos e grupos que preferem ver a música de Waters removida do que se envolver com os problemas que sua música destaca.